Etanol Celulósico

Petrobras estuda etanol de segunda geração feito de resíduos de palma

Agência Petrobras
13/11/2014 17:21
Petrobras estuda etanol de segunda geração feito de resíduos de palma Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 277

Em paralelo às pesquisas para o aproveitamento de bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração, pesquisadores da Petrobras avaliam uma nova matéria-prima: o resíduo da extração do óleo de palma, também conhecido como dendê.

O projeto identificou, em estudos recentes, que o resíduo, o cacho vazio de palma, tem em sua composição 40% de celulose e 20% de hemicelulose (indicativos da concentração de açúcares), teores bem similares aos do bagaço e propícios para produção de etanol.

A nova alternativa para produção de etanol a partir de celulose, pesquisada pela companhia, utiliza processo similar ao aplicado com o bagaço de cana e já foi testada nos laboratórios no Rio de Janeiro.

Até novembro deste ano, estão programados novos ensaios laboratoriais a fim de otimizar o processo de pré-tratamento para potencializar a obtenção de açúcares do cacho de palma. Os testes em escala piloto estão previstos para 2015.

O projeto está sendo desenvolvido no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), com participação da Petrobras Biocombustível e da Belém Bioenergia Brasil (joint venturecriada pela Petrobras Biocombustível e Galp).

Nas demais linhas de pesquisa de produção de etanol de segunda geração, o Cenpes possui convênios com a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFScar) em São Paulo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas, São Paulo.

As pesquisas para a adoção de novas matérias-primas para a produção de etanol contribuem para a ampliação e diversificação da produção de combustíveis renováveis no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13