A tradicional agenda de encontros entre as companhias petrolíferas, epecistas e os pequenos e médios fornecedores da cadeia produtiva petrolífera, que cria grandes expectativas de negócios na Brasil Offshore, estará desfalcada este ano. Pela primeira vez, a Petrobras ficou de fora da Rodada de
RedaçãoA tradicional agenda de encontros entre as companhias petrolíferas, epecistas e os pequenos e médios fornecedores da cadeia produtiva petrolífera, que cria grandes expectativas de negócios na Brasil Offshore, estará desfalcada este ano. Pela primeira vez, a Petrobras ficou de fora da Rodada de Negócios promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e o Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A estatal, demandante majoritária de bens e serviços do setor de óleo e gás optou por promover, em paralelo ao evento, o segundo encontro do ano da Ação de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores, um Projeto do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) da Bacia de Campos.
A iniciativa é uma das ações do Prominp para aproximar a Petrobras do mercado fornecedor regional, na busca de novos parceiros para atendimento a itens de bens e serviços críticos, que são aqueles para os quais ainda há poucas empresas cadastradas para fornecimento no Norte Fluminense.
“Neste encontro serão abordados dezoito itens, entre bens e serviços, considerados pela Petrobras como críticos, isto é, de baixa competitividade na região da Bacia de Campos”, informou Reinaldo Costa Silva, gerente de Contratação de Bens e Serviços da Unidade de Negócio da Bacia de Campos da Petrobras.
De acordo com a estatal, neste formato de encontro as empresas participantes já passaram por uma pré-seleção, na qual apresentaram atestado de capacidade técnica comprovando atuação na área para os itens objeto de cada evento. “Isso otimiza os resultados, já que as empresas inscritas já possuem experiência no segmento pretendido (um ou mais dos dezoito itens previsto neste encontro)”, observou, ressalvando que a Rodada de Negócios é uma excelente iniciativa em prol dos fornecedores.
Segundo ele, a expectativa da companhia neste segundo encontro do ano é gerar a oportunidade de novos negócios para as empresas que atuam no segmento, na medida em que a ação visa inseri-las como potenciais parceiras no fornecimento de bens e serviços para os itens de baixa competitividade. “Além disso, a nossa ação amplia o canal de comunicação entre os fornecedores e a Petrobras”.
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