Descoberta

Petrobras encontra mais petróleo leve na Bacia de Campos

A Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo leve no pós-sal (reservatórios carbonáticos) na Bacia de Campos, com a perfuração do poço 1-BRSA-713-RJS (1-RJS-661), informalmente denominado Aruanã, na Concessão Exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), onde é operadora exclusiva. Análises p

Agência Petrobras
21/08/2009 12:23
Petrobras encontra mais petróleo leve na Bacia de Campos Visualizações: 866 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo leve no pós-sal (reservatórios carbonáticos) na Bacia de Campos, com a perfuração do poço 1-BRSA-713-RJS (1-RJS-661), informalmente denominado Aruanã, na Concessão Exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), onde é operadora exclusiva. Análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve (28º API) e com boa produtividade. O Bloco BM-C-36 foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro de 2005. 

 

O poço descobridor está localizado a cerca de 120 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em águas onde a profundidade é de 976 metros. A descoberta foi comprovada por avaliações (teste de formação em poço revestido) em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A descoberta será, em seguida, objeto de Plano de Avaliação a ser apresentado à ANP.

 

Marlim Sul

 

Em reservatórios geologicamente semelhantes à esta descoberta,  também na Bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, a Petrobras perfurou dois poços 6-MLS-122-RJS (Jurará) e 6-MLS-146D-RJS (Muçuã), nos anos de 2007 e 2009, em águas de 1.200 metros de profundidade. Esses poços permitiram estimativas, em conjunto, de 350 milhões de barris recuperáveis de petróleo de 27º API. O desenvolvimento desses projetos está previsto no Plano Estratégico 2009-2013, com início de produção em implantação na plataforma P-51, que já produz petróleo na área e, em 2011, na plataforma P-56, que está em construção.  

 

Marlim Leste

 

Também neste tipo de reservatório é importante lembrar o conhecimento adquirido na exploração do campo de Marlim Leste, com o poço 6-MLL-14-RJS, informalmente denominado Jabuti (2005). Em águas de 1.300 metros e a120 km da costa, este poço identificou reservatório com volume recuperável de cerca de 345 milhões de barris de petróleo de 28º API. O primeiro óleo desse reservatório foi produzido em 2008 com a plataforma FPSO Seillean.

 

Considerando que já existem estruturas de produção e de escoamento de petróleo e gás na área, a produção dessas três áreas em conjunto vai contribuir, a curto e médio prazos, para o crescimento da curva de produção da Companhia.

 

As descobertas de Jabuti e Jurará já estão computadas nas Reservas Provadas da Petrobras de 2008.

 

Recordes

 

No campo de Marlim Leste foi alcançado o recorde mundial de profundidade de água para produção no tipo de reservatório da descoberta anunciada hoje (carbonatos) em fevereiro de 2009, com a perfuração do poço 7-MLL-54HP que atingiu 1.413 metros de água.  Em maio de 2009 foi alcançado, ainda, o recorde de produção de petróleo por poço, atingindo 43.588 barris diários.

 

Os bons resultados que estão sendo obtidos pela Petrobras, refletem os esforços, o conhecimento técnico e a avançada tecnologia aplicados pela Companhia na busca de novas descobertas, tanto em áreas de concessões de produção como em regiões pioneiras.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mercado
ANP altera formato para acompanhamento ao vivo das reuni...
09/06/25
Reconhecimento
Posidonia conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG...
09/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy consolida sua relevância para o setor
09/06/25
Nota
IBP alerta governo federal: aumento na alíquota de Parti...
09/06/25
Etanol
Anidro cai 3,65% e hidratado recua 2,33% na quarta seman...
09/06/25
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Negócio
Vallourec finaliza a aquisição da Thermotite do Brasil
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 28%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22