Permitir a troca de conhecimento e contribuir para a ampliação da visão dos alunos a respeito do setor e da profissão. Estes foram os objetivos do gerente geral da UN-BC ao ministrar a palestra da aula inaugural para as turmas do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), ne
Agência PetrobrasPermitir a troca de conhecimento e contribuir para a ampliação da visão dos alunos a respeito do setor e da profissão. Estes foram os objetivos do gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos da Petrobras, Carlos Eugenio Melro Silva da Resurreição ao ministrar a palestra da aula inaugural para as turmas do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), nesta sexta-feira (14), no auditório da instituição em Macaé.
Cerca de cinqüenta alunos das turmas de ciclo básico e do ciclo profissional do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo assistiram à palestra. O gerente falou desde a atuação da Petrobras no mundo e sua estrutura e atividades na Bacia de Campos, até as descobertas de novas reservas de petróleo e gás, o incremento da produção e os desafios para os próximos anos.
Para Carlos Eugenio, a experiência de palestrar em uma aula inaugural na Bacia de Campos pôde contribuir positivamente para que estes alunos se interessem ainda mais pelo setor e pela Petrobras. “Os alunos do Lenep são potenciais empregados da indústria de petróleo e gás na região, em particular, da Petrobras. Nós esperamos que eles se preparem para ser bons profissionais e possam colaborar com o incremento das reservas e da produção na Bacia de Campos”, avaliou Carlos Eugenio.
Após a explanação, o gerente ainda respondeu às dúvidas e curiosidades da platéia. Segundo a coordenadora interina de graduação do Lenep/ Uenf, Marília Inês Mendes Barbosa, a idéia era motivar os alunos para a profissão e o mercado que escolheram seguir. “O curso foi criado em 1994, mas esta é a primeira vez que realizamos uma aula inaugural. Ficamos muito felizes em receber um profissional de nome expressivo em nossa região para esta inovação do curso”, disse Marília.
Na visão dos alunos, a palestra serviu como um norte para as carreiras que começam a traçar. “Podemos aproveitar a palestra direcionando nossos esforços ao perfil que a Petrobras espera de seus profissionais. Faço estágio há dois meses lá e tenho muito interesse em prestar concurso e trabalhar definitivamente no setor que me encontro”, disse o aluno do nono período do curso, Rondinely Francisco de Oliveira. Profissionais formados no Lenep são absorvidos pela Petrobras Criado há mais de dez anos, o Lenep faz parte da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e atualmente conta com cem alunos, distribuídos em cinco turmas. Além de ser responsável pelo ciclo profissional do curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, com cinco anos de duração, o laboratório conta com cursos de pós-graduação e centros de Pesquisa & Desenvolvimento. Em 2006, inaugurou o Núcleo Regional de Competência em Campos Marítimos, em parceria com a Petrobras. De acordo com a coordenadora Marília, atualmente o Lenep possui 90 de seus ex-alunos trabalhando diretamente na Petrobras.
Profissionais formados no Lenep são absorvidos pela Petrobras
Criado há mais de dez anos, o Lenep faz parte da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e atualmente conta com cem alunos, distribuídos em cinco turmas. Além de ser responsável pelo ciclo profissional do curso de Graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, com cinco anos de duração, o laboratório conta com cursos de pós-graduação e centros de Pesquisa & Desenvolvimento. Em 2006, inaugurou o Núcleo Regional de Competência em Campos Marítimos, em parceria com a Petrobras. De acordo com a coordenadora Marília, atualmente o Lenep possui 90 de seus ex-alunos trabalhando diretamente na Petrobras.
Fale Conosco
22