Pesquisa

Petrobras elabora primeiro Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos

O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos (PCR-BC) foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km². A previsão é de que, até julho 2012, as p

Redação
01/08/2011 17:40
Visualizações: 443
A Petrobras, em parceria com instituições de pesquisa brasileiras e empresas fornecedoras, elaborou o primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, região situada entre o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos (PCR-BC) surgiu a partir de demanda do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km².

A companhia já entregou o relatório final das pesquisas ao Ibama, e a previsão é de que, até julho 2012, as publicações e a base de dados estejam disponíveis para todos os interessados.

O projeto possui duas vertentes principais: uma referente ao entendimento socioeconômico da atividade pesqueira e outra referente ao meio natural, denominado Projeto Habitats - Heterogeneidade Ambiental da Bacia de Campos. As informações serão transformadas em uma base de dados, pioneira no país, a fim de que possam ser úteis para a melhoria da tomada de decisão e gestão ambiental na região, além de serem transformadas em uma coleção de publicações científicas.

Ao todo, 250 pesquisadores, técnicos, professores e estudantes foram envolvidos no projeto, que, além de contribuir com informações de qualidade e agilidade para o trabalho de técnicos da estatal, tem como objetivo também auxiliar o trabalho de técnicos do Ibama, das comunidades científicas e de outros órgãos governamentais.

Os dados foram coletados entre a costa e três mil metros de profundidade do mar, sendo possível obter uma caracterização bastante completa da bacia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13