Parceria

Petrobras e Vale se unem para avaliar projetos de gás em Moçambique

O acordo é baseado na complementaridade. A Petrobras busca novas fronteiras exploratórias de gás e a Vale busca disponibilidade energética para seus projetos.


10/01/2006 02:00
Visualizações: 262

A Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinaram nesta terça-feira (10/01) um protocolo de entendimentos para identificar e avaliar oportunidades de exploração e produção de gás natural em Moçambique.

O acordo é fundamentado na complementaridade entre os negócios das duas companhias. A Petrobras busca novas fronteiras exploratórias de gás natural, enquanto a CVRD busca disponibilidade de energia para a instalação de plantas de processamento de minério e pólos de atividade siderúrgica na região.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, informou, ainda, que a companhia também está aberta a vários modelos de parceria com a Petrobras, inclusive participando no transporte ou na produção de gás. Agnelli ressalta, entretanto, que o objetivo da Vale é ter acesso ao gás para viabilizar os projetos da companhia. "A disponibilidade energética é um aspecto crítico no mundo", comenta.

Para a Petrobras, além do benefício de entrar em um negócio de exploração juntamente com o consumidor das possíveis descobertas, o empreendimento é uma oportunidade de expansão da companhia na região do Leste Africano, onde a empresa já possui uma participação na Tanzânia.

"Temos a possibilidade de ampliar nossa participação em uma área reconhecida como potencial produtora de gás", argumenta o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Segundo Gabrielli, a Petrobras já fez estudos em Moçambique há 15 anos, mas os resultados não se mostraram economicamente viáveis na época. O gerente executivo da área internacional, João Figueira, acrescenta que depois destes estudos, Moçambique já viabilizou alguma exploração e produção de gás e encontrou mercado para o gás natural na África do Sul. O representante da embaixada de Moçambique no Brasil, Agostinho Timana, acrescentou que o país africano tem uma quantidade significativa de gás natural, o que permitiu o investimento em um gasoduto de 900 km até a África do Sul e que permanece a dúvida sobre se o país teria ou não petróleo.

Embora haja perspectivas de o gás natural ser encontrado em Moçambique tanto em terra, quanto águas rasas e profundas, o gerente da Petrobras, informo que ainda será feita a interpretação dos dados sísmicos fornecidos pelo governo moçambicano a partir do qual a Petrobras vai informar as áreas pelas quais tem interesse.

A partir desta manifestação de interesse, o governo de Moçambique decidirá se abre concorrência internacional ou convida a Petrobras para uma negociação direta para aquisição de direito exploratório sobre os blocos considerados atrativos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19