Amazonas

Petrobras e Transpetro executam ações para contribuir com a segurança energética da região Norte durante seca histórica

Operações de logística realizadas pelas companhias garantem escoamento de petróleo, gás natural e gás de cozinha.

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
12/09/2024 12:47
Petrobras e Transpetro executam ações para contribuir com a segurança energética da região Norte durante seca histórica Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2554

A Petrobras e a Transpetro, sua subsidiária de transporte e logística, estão executando um plano de contingência para garantir o escoamento de petróleo, gás natural e GLP (gás de cozinha) para atendimento aos seus mercados na região Norte, que enfrenta este ano uma das maiores secas da história.

As ações fazem parte da Operação Codajás, realizada pela Petrobras e pela Transpetro todo ano no período da vazante dos rios. A partir da experiência gerada em 2023, foram realizadas, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, diversas reuniões com órgãos públicos, produtores, operadores e distribuidores, buscando ações preventivas e soluções para o período de estiagem da região.

Esse ano, mesmo com o agravamento da situação, não há impactos no suprimento de GLP para os clientes (distribuidoras e para a Refinaria de Manaus) bem como na produção de petróleo e suprimento de derivados na região.

Operações logísticas

O GLP produzido na região de Urucu (AM) está sendo escoado por meio de barcaças nos trechos mais críticos do rio Solimões. Por serem de menor porte, essas embarcações conseguem ultrapassar os pontos críticos de profundidade dos rios e garantir o escoamento do produto. Posteriormente, é feito transbordo para navios maiores, com capacidade de 3.500 toneladas.

Dois navios gaseiros que atuam nas rotas de navegação locais estão fundeados em Coari (AM) e poderão servir, em caso de necessidade, para tancagem de GLP. Juntos, eles podem armazenar cerca de 14 mil toneladas de GLP, o necessário para 30 dias de fornecimento. Essa ação minimiza o risco de redução da produção de GLP de Urucu, que é associado à produção de petróleo e gás natural.

O escoamento de petróleo de Urucu segue ocorrendo sem transtornos, sendo transbordado para navios em Manaus ou Itacoatiara, seguindo para cabotagem.

Todas as ações realizadas vêm sendo informadas nas reuniões do Grupo de Crise instaurado pelo Ministério de Minas e Energia, que está coordenando as instituições governamentais e sociedade civil para mitigar os efeitos da severa estiagem da região Norte.

A Petrobras e a Transpetro seguirão avaliando as condições hidrológicas da região e atenta às operações logísticas necessárias para a manutenção da navegação e da entrega de GLP na região. Com isso as companhias contribuem para que a população local enfrente este momento desafiador.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.