ONS

Petrobras e Statoil negociam campo de gás no Irã

STAVANGER - Uma das rotas para alcançar o grande sonho da Petrobras de voltar a operar no Iraque, de onde saiu em meados da década de 1980, o campo de gás natural de Tulsan, no Irã, deverá tornar-se objeto de negociação entre a Petrobras e a estatal norueguesa Statoil. O gerente executivo da


24/08/2004 03:00
Visualizações: 298 (0) (0) (0) (0)

STAVANGER - Uma das rotas para alcançar o grande sonho da Petrobras de voltar a operar no Iraque, de onde saiu em meados da década de 1980, o campo de gás natural de Tulsan, no Irã, deverá tornar-se objeto de negociação entre a Petrobras e a estatal norueguesa Statoil, empresa com a qual a maior petroleira da América do Sul pretende intensificar intercâmbio tecnológico. O gerente executivo da Área Internacional da Petrobras, João Carlos de Araújo Figueira, revelou que a companhia pretende apresentar um convite para a operadora nórdica explorar o campo iraniano.
O executivo, que participou de uma reunião com o novo presidente da Statoil, Helge Lund, revelou que a Petrobras já negocia com a estatal norueguesa e outras operadoras estrangeiras a formação de um consórcio para explorar petróleo na Venezuela. Ele ressalvou, no entanto, que o objetivo não é estender as atividades desse consórcio para outras áreas do exterior. O convite à Statoil deverá, segundo ele, ocorrer em um futuro próximo, como resultado de uma aproximação que visa principalmente ao intercâmbio tecnológico na área de gás natural.
Com relação ao Iraque, Figueira confirmou que a companhia mantém interesse em voltar a explorar naquele país, de onde saiu após ter descoberto o campo gigante de Majnoon. Ele deu a entender, no entanto, que isso terá que ocorrer ao longo do tempo, à medida que a situacão no território iraquiano voltar a se acalmar. De qualquer maneira, tal movimento já representa um primeiro passo da companhia para voltar a operar na região do Golfo Pérsico, responsável por mais de 60% das reservas mundiais de petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar
12/03/25
Petrobras
Refinaria Riograndense é a primeira a produzir combustív...
11/03/25
Internacional
Formação no poço Sirius-2 na Colômbia, apresentou boa pr...
11/03/25
Oportunidade
Firjan SENAI oferece mais de 3 mil vagas em cursos gratu...
11/03/25
Evento
Cana Summit 2025 debate o futuro do produtor de cana e d...
10/03/25
E&P
Segurança operacional: ANP lança Painel Dinâmico de Inci...
10/03/25
Etanol
Anidro e hidratado fecharam em baixa em semana encurtada...
10/03/25
Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia das Mulheres, Mobil™ leva as pilot...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Liderança feminina na indústria química: Braskem reforça...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Mulheres no Setor Elétrico: Impulsionando avanços e tran...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Shell Brasil reforça compromisso com Diversidade, Equida...
08/03/25
Mulheres na indústria
Profissional da MODEC desafia estereótipos e se destaca ...
07/03/25
Indústria
Economia cresce 3,4% em 2024, mas para a Firjan país ain...
07/03/25
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 30 empresas estão ...
07/03/25
Logística
Vast Infraestrutura anuncia terceiro contrato de transbo...
07/03/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre vagas para pilotos comandantes da f...
07/03/25
Brasil
Preço dos combustíveis seguem em alta
07/03/25
iBEM25
Agência Internacional da Energia marca presença na aber...
07/03/25
ANP
Produção de petróleo e gás em janeiro de 2025 foi de 4,4...
06/03/25
Reconhecimento
Cristina Saipp, da ORPLANA, integra o livro 'Mulheres da...
05/03/25
Gás Natural
Sergipe avança na abertura do mercado de gás natural
05/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13