OTC 2024

Petrobras é premiada com o Distinguished Achievement Award pela revitalização de campos maduros na BC

A Offshore Technology Conference, maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas, premiou as inovações implementadas pela Petrobras na Bacia de Campos, em especial no campo de Marlim. OTC Houston 2024

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
06/05/2024 15:45
Petrobras é premiada com o Distinguished Achievement Award pela revitalização de campos maduros na BC Imagem: Divulgação Visualizações: 1562

Offshore Technology Conference, maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas, premiou as inovações implementadas pela Petrobras na Bacia de Campos, em especial no campo de Marlim
 
Offshore Technology Conference (OTC) concedeu à Petrobras sua maior premiação técnica, o Distinguished Achievement Award, na categoria “Companhias, Organizações e Instituições”. A premiação reconhece as inovações implementadas pela companhia para a revitalização de campos maduros em águas profundas. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, recebeu a distinção em cerimônia realizada neste domingo, 5/5, em Houston (EUA).

“Com o uso intenso de inovação e de tecnologia conseguimos aumentar em 230 mil barris por dia a produção da Bacia de Campos, que já era considerada por muitos uma área sem relevância no nosso portfólio. O prêmio da OTC comprova que vemos futuro na Bacia de Campos e é uma evidência que a Petrobras é referência também nas atividades de recuperação de campos maduros” declarou Jean Paul Prates. “Recebo essa premiação com enorme satisfação e dedico essa conquista ao nosso corpo técnico extremamente competente”, acrescentou o presidente.

Para o programa de revitalização de Marlim, na Bacia de Campos, a Petrobras colocou em produção, no ano passado, os FPSOs (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) Anna Nery e Anita Garibaldi. As novas unidades substituíram nove plataformas de produção que operavam no campo. Com as duas unidades, a Petrobras estima adicionar, ainda, ao menos 115 mil bpd, nos próximos anos.

As duas novas plataformas usadas em Marlim permitiram a redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa.
 
Bacia de Campos

O Programa de Revitalização da Bacia de Campos, do qual faz parte o projeto premiado, é o maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo. A marca de 230 mil barris de óleo por dia (bpd) adicionais foi alcançada em dezembro de 2023. Nos próximos anos, a Petrobras pretende instalar três novos FPSOs na Bacia de Campos, nos campos de Jubarte, Barracuda & Caratinga e Albacora.
 
Histórico de premiações na OTC

Essa é a segunda vez que a Petrobras é premiada por inovações implantadas no campo de Marlim. Em 1992, a OTC premiou os avanços tecnológicos alcançados pela companhia que viabilizaram para a indústria de óleo e gás mundial o uso de sistemas de produção em águas profundas.

Em sua busca por inovações, a Petrobras foi premiada cinco vezes pela OTC e outras duas vezes na edição brasileira da conferência.
 
Veja abaixo quais foram os prêmios concedidos pela OTC à Petrobras:

2024 – Inovações tecnológicas em campos maduros em águas profundas, em Marlim e na Bacia de Campos
2023 – Tecnologia inédita dedicada à construção e intervenção em poços (OTC Brasil)
2020 – Inovações tecnológicas no campo de Búzios
2019 - Tecnologias desenvolvidas para desenvolver a produção do bloco de Libra (OTC Brasil)
2015 – Tecnologias para o Pré-Sal
2001 – Tecnologias de produção de óleo e gás em águas ultra-profundas, no campo de Roncador
1992 – Viabilização da produção de óleo e gás em águas profundas, com o campo de Marlim

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Logística
Dragagem marca ampliação das atividades no Terminal Marí...
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23