América do Sul

Petrobras e Petroequador assinam acordos de exploração e biocombustíveis

Petrobras, a estatal chilena Enap e a subsidiária da chinesa Sinopec, a SIPC, se unem para apresentar projetos de exploração e produção no campo bloco ITT, no Equador. Petrobras e Petroequador também assinam acordo de produção e distribuiçãod e biocombustíveis no país andino.

Redação
04/04/2007 03:00
Visualizações: 20

A Petrobras assinou nesta quarta-feira (04/04) um memorando de entendimento com a Empresa Estatal Petroleos del Ecuador (Petroecuador), para participação no Projeto ITT, destinado ao desenvolvimento e produção dos campos Ishpingo-Tiputini-Tambococha, situados no Bloco ITT. Este Bloco é vizinho ao Bloco 31, no qual a Companhia já possui atuação. Também participam do Projeto ITT a Empresa Nacional do Petróleo (Enap), estatal do Chile, e a SIPC, subsidiária da empresa estatal chinesa Sinopec.

A partir do acordo, a Petroecuador fornecerá informações de campo, ambientais, sociais e econômicas disponíveis sobre o Bloco ITT e áreas de influência. Por outro lado, Petrobras, Enap e SIPC se comprometem a apresentar, de maneira conjunta, uma proposta para a confirmação de reservas, desenvolvimento e produção do Bloco ITT.

Nesta proposta constará um plano preliminar de desenvolvimento dos campos existentes e outros que possam ser descobertos no bloco, além da análise para a construção de uma planta de melhoramento (up-grader) do petróleo produzido no bloco e para a construção de uma planta elétrica que utilizaria como combustível os resíduos desta unidade industrial de tratamento.

O Bloco ITT se encontra situado na parte mais oriental da Região Amazônica Equatoriana e tem uma área de aproximadamente 190 mil hectares.  Os principais campos que contém este Bloco são Ishpingo, Tambococha e Tiputini, com um total de cinco jazidas descobertas até o momento.

A Petrobras informa que o documento foi assinado na embaixada do Equador, em Brasília, e anunciado no encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Equador, Rafael Correa Delgado. Firmaram o memorando o diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, representando o presidente José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e o presidente da Petroecuador, Carlos Pareja Yannuzzelli.

Atuação conjunta em biocombustíveis

Além do acordo de exploração envolvendo outras sócias, Petrobras e Petroecuador assinaram também um memorando de entendimento para atuação conjunta em um estudo de viabilidade técnica, econômica e legal para desenvolver projetos conjuntos nas áreas de produção e distribuição de biocombustíveis no Equador.

O projeto inclui a possibilidade de investimentos conjuntos da Petroecuador e da Petrobras, além da capacitação de pessoal do Equador diretamente envolvido nas atividades relacionadas a biocombustíveis, mediante o intercâmbio de profissionais e treinamento técnico.

A Petrobras ressalta que "Estes dois acordos reafirmam o interesse das duas empresas em cooperar e desenvolver negócios conjuntos".

Presença da Petrobras no Equador

A Petrobras está presente no Equador desde 1996 com atividades e negócios de exploração e produção petrolífera e de transporte por oleoduto. Na exploração e produção, a Companhia já mantém atividades em dois blocos, com atuação exploratória e de desenvolvimento da produção do óleo descoberto no bloco 31 e extração de óleo no bloco 18 onde, atualmente, produz mais de 32 mil barris diários de petróleo. Além disso, conta com 11,42% de participação no oleoduto OCP, que transporta óleo da Bacia do Oriente equatoriano até o Pacífico, e que entrou em operação em 2004.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13