Sustentabilidade

Petrobras é excluída de índice da Bovespa

O Estado de S. Paulo
26/11/2008 02:47
Visualizações: 1202

A Petrobras foi excluída ontem do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, carteira que reúne ações de empresas que se destacam por seu “alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social”. A decisão acontece na esteira da polêmica do enxofre no óleo diesel. A companhia decidiu não cumprir resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelecia que os níveis de enxofre no diesel deveriam ser reduzidos em 2009 para 50 partes por milhão (ppm) - mesmo padrão europeu. Hoje as regiões metropolitanas recebem o óleo com 500 ppm, e o resto do País, com 2 mil ppm.

 

Em outubro, a empresa fechou um acordo com o Ministério Público Federal para entregar o diesel mais limpo no ano que vem somente para ônibus novos das capitais. O combustível usado no interior será trocado por um com 1,8 mil ppm e, gradativamente, substituído por um de 500 ppm até 2014. O arranjo foi considerado insatisfatório por várias ONGs e autoridades governamentais, como a Secretaria do Verde de São Paulo, que enviaram uma carta à Bovespa pedindo a revisão da presença da Petrobrás no ISE.

 

“A decisão sinaliza que sustentabilidade não é só uma ferramenta de marketing, mas tem de fazer parte do negócio da empresa”, diz Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace, uma das organizações que assina a carta. Em conseqüência da decisão, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) convocou audiência pública com a empresa, sociedade civil e Ministério Público Federal para retomar a discussão.

 

Para Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, “fica mais difícil agora para a Petrobrás fazer propaganda se dizendo uma empresa socialmente responsável”. Ele diz esperar que o forte impacto que a empresa vai sofrer faça com que ela mude sua postura. “É um golpe enorme, a Petrobrás será questionada internacionalmente, acreditamos que é possível que ela reveja sua posição.”

 

Em carta encaminhada à imprensa, Grajew afirmou que a decisão de retirar a Petrobrás do índice foi tomada pelo Conselho do ISE, composto por nove instituições. Oito votaram a favor da retirada - apenas o Ministério do Meio Ambiente se absteve da votação.

 

Até o fechamento desta edição, a Petrobrás não tinha se manifestado a respeito do assunto. Mas, no início do mês, a empresa havia dito que a resolução do Conama só foi regulamentada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em outubro de 2007, o que lhe daria um prazo de mais três anos a contar dali para se adaptar às exigências. Além disso, segundo a empresa, mesmo que o diesel com 50 ppm de enxofre fosse disponibilizado em 2009, as emissões não seriam reduzidas na mesma proporção, porque os caminhões que rodam no País ainda não atendem especificações para utilizar esse combustível.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.