América do Sul

Petrobras e Ecopetrol assinam acordo de cooperação técnica

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, e o presidente da petroleiras estatal colombiana Ecopetrol, Isaac Yanovich Farbaiarz, assinaram nesta quinta-feira (22/07), no Palácio de Nariño, em Bogotá, um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas companhias.

Redação
23/07/2004 03:00
Visualizações: 208 (0) (0) (0) (0)

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, e o presidente da petroleiras estatal colombiana Ecopetrol, Isaac Yanovich Farbaiarz, assinaram nesta quinta-feira (22/07), no Palácio de Nariño, em Bogotá, um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas companhias. O  objetivo do acordo é estudar o desenvolvimento de novos negócios em comum e identificar áreas de interesse para futuros projetos em parceria. O acordo também prevê a troca de conhecimentos técnicos, além dos estreitamento de laços empresariais
As áreas de cooperação técnica identificadas inicialmente são: Gás Natural; Petroquímica; Refino; Venda, Distribuição e Comercialização  de Combustíveis; Desenvolvimento de Produtos e Serviços; Biocombustíveis; Transporte de Combustíveis por Oleodutos e Polidutos e Logística; e Desenvolvimento e Intercâmbio de Experiências em Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Após a assinatura do acordo, Dutra foi recebido pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, no palácio presidencial. Nesta sexta-feira, o presidente da Petrobras visita as instalações da Companhia no campo de Guando e se encontra com os empregados.
Participaram também do ato de assinatura do acordo, do lado colombiano, o Vice-Ministro de  Minas e Energia, Manuel Maiguasca, e o Diretor da Agencia Nacional de Hidrocarburos (ANH), Armando Zamora, e, da Petrobras, o Diretor da Área Internacional, Nestor Cerveró.
A Petrobras e a Ecopetrol deverão organizar um Workshop, a ser agendado, para apresentar suas experiências nas áreas de interesse e identificar projetos de cooperação técnica a serem desenvolvidos. Os projetos serão posteriormente avaliados e submetidos à aprovação das duas empresas.

Parceria atuante - A Petrobras atua na Colômbia desde 1986 e atualmente, mantém atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em 14 blocos exploratórios em terra, atuando em 13 deles como operadora. Oito dessas áreas já estão em fase de produção, com a obtenção de cerca de 17 mil barris de óleo por dia, em junho. No mar, a Pretrobras se prepara para a exploração no setor colombiano do Mar do Caribe, no bloco de Tayrona, de 45 mil quilômetros quadrados, área equivalente ao estado do Rio de Janeiro. O bloco está localizado em águas profundas, de até 1.500 metros de profundidade.
O memorando de entendimento para essa nova frente exploratória foi assinado em maio com a  Ecopetrol e com a empresa norte-americana Exxon-Mobil. Na fase de exploração, a Petrobras atuará como operadora. Desta forma, a Companhia já havia estendido os seus negócios na Colômbia, contribuindo com a sua experiência e vantagem competitiva na indústria, como detentora de alta tecnologia nas operações em águas profundas e ultraprofundas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22