Internacional

Petrobras e China Energy International criarão grupo de trabalho

Iniciativa terá como focos geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
04/05/2023 06:28
Petrobras e China Energy International criarão grupo de trabalho Imagem: Divulgação Visualizações: 2202

A Petrobras e a China Energy International irão criar um Grupo de Trabalho para analisar oportunidades de negócios conjuntas. A decisão foi anunciada pelo presidente Jean Paul Prates e o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, durante reunião realizada entre as duas empresas, em Brasília. A iniciativa será focada aos segmentos de geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde. A proposta da Petrobras e da China Energy International é desenvolver oportunidades de negócios em parceria para o segundo semestre de 2023. 

O Grupo de Trabalho será organizado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, Maurício Tolmasquim. A composição do GT será definida nas próximas semanas pelas Petrobras e a China Energy Internacional, que enviará os nomes de seus indicados.  O gerente executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, João Paulo Madruga, ficará responsável por indicar os nomes da companhia. A criação do GT com a China Energy International reforça a diretriz da nova gestão da Petrobras de ampliar seus investimentos no segmento de energias renováveis, buscando uma transição energética justa. 

“Queremos nos firmar como a maior empresa de energia integrada do Brasil. Temos preços competitivos, bons parceiros, grandes projetos e estamos olhando novas oportunidades de negócios”, afirma Jean Paul Prates, presidente da Companhia brasileira. 

Durante o encontro com Prates, Lyu Zexiang informou que o governo chinês tem provisionado um aporte de US$ 100 bilhões para a China Energy International investir nos principais mercados mundiais, entre os anos de 2021 e 2025. 
O executivo da estatal chinesa declarou que do orçamento total da empresa ficou estabelecido que U$ 20 bilhões serão destinados a investimentos da companhia fora da China, sendo que importante parte deste montante poderá ser destinada ao Brasil, com foco nas áreas de geração de energia renovável, inclusive na produção de hidrogênio verde e de amônia.

A China Energy tem buscado trabalhar com armazenamento de energia, a partir de fonte hidráulica, ar e hidrogênio. O grupo estrangeiro mantém projetos e estudos com o hidrogênio e amônia verdes, operando também na área de saneamento básico e dessalinização em alguns países, detendo a 3ª fatia de mercado.

 A reunião entre a Petrobras e a China Energy International foi realizada no escritório do Edifício Sede de Brasília (EDIBRA). Entre os presentes, estavam Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, João Paulo Mendes Madruga, gerente executivo de Relacionamento Institucional e os vice-Presidente da empresa chinesa, Yingli Yuan e Xing Zhou, além de outros executivos das duas empresas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25