Internacional

Petrobras e China Energy International criarão grupo de trabalho

Iniciativa terá como focos geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
04/05/2023 09:28
Petrobras e China Energy International criarão grupo de trabalho Imagem: Divulgação Visualizações: 1793

A Petrobras e a China Energy International irão criar um Grupo de Trabalho para analisar oportunidades de negócios conjuntas. A decisão foi anunciada pelo presidente Jean Paul Prates e o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, durante reunião realizada entre as duas empresas, em Brasília. A iniciativa será focada aos segmentos de geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde. A proposta da Petrobras e da China Energy International é desenvolver oportunidades de negócios em parceria para o segundo semestre de 2023. 

O Grupo de Trabalho será organizado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, Maurício Tolmasquim. A composição do GT será definida nas próximas semanas pelas Petrobras e a China Energy Internacional, que enviará os nomes de seus indicados.  O gerente executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, João Paulo Madruga, ficará responsável por indicar os nomes da companhia. A criação do GT com a China Energy International reforça a diretriz da nova gestão da Petrobras de ampliar seus investimentos no segmento de energias renováveis, buscando uma transição energética justa. 

“Queremos nos firmar como a maior empresa de energia integrada do Brasil. Temos preços competitivos, bons parceiros, grandes projetos e estamos olhando novas oportunidades de negócios”, afirma Jean Paul Prates, presidente da Companhia brasileira. 

Durante o encontro com Prates, Lyu Zexiang informou que o governo chinês tem provisionado um aporte de US$ 100 bilhões para a China Energy International investir nos principais mercados mundiais, entre os anos de 2021 e 2025. 
O executivo da estatal chinesa declarou que do orçamento total da empresa ficou estabelecido que U$ 20 bilhões serão destinados a investimentos da companhia fora da China, sendo que importante parte deste montante poderá ser destinada ao Brasil, com foco nas áreas de geração de energia renovável, inclusive na produção de hidrogênio verde e de amônia.

A China Energy tem buscado trabalhar com armazenamento de energia, a partir de fonte hidráulica, ar e hidrogênio. O grupo estrangeiro mantém projetos e estudos com o hidrogênio e amônia verdes, operando também na área de saneamento básico e dessalinização em alguns países, detendo a 3ª fatia de mercado.

 A reunião entre a Petrobras e a China Energy International foi realizada no escritório do Edifício Sede de Brasília (EDIBRA). Entre os presentes, estavam Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, João Paulo Mendes Madruga, gerente executivo de Relacionamento Institucional e os vice-Presidente da empresa chinesa, Yingli Yuan e Xing Zhou, além de outros executivos das duas empresas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
24/10/25
OTC Brasil 2025
Evento exclusivo reúne grandes empresas, startups e líde...
24/10/25
OTC Brasil 2025
PRIO compartilha estratégias de negócio para campos madu...
24/10/25
OTC Brasil 2025
BRAVA Energia marca presença na OTC Brasil 2025, com des...
24/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 abre com foco em transição energética, i...
24/10/25
Pessoas
Luiz Carvalho é o novo CFO da Brava Energia
24/10/25
Oferta Permanente
Petrobras informa sobre resultado de leilão da ANP
24/10/25
Firjan
No horizonte 2035+, potencial energético do estado do Ri...
23/10/25
Pré-Sal
PPSA irá leiloar, em dezembro, primeira produção de petr...
23/10/25
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
Financiamento
Banco do Nordeste investirá R$ 360 milhões para reforçar...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Oferta Permanente
Firjan comemora resultado do Leilão de Partilha da ANP, ...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
22/10/25
Oferta Permanente
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem cin...
22/10/25
Posicionamento IBP
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção
22/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
OTC Brasil 2025
Masterclass OTC Brasil 2025: Inovação, Liderança e Tecno...
22/10/25
Etanol
ORPLANA propõe criação de índice de ATR negociado em bol...
22/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23