Responsabilidade Social

Petrobras e ABNT promovem evento sobre a ISO 26000

Com apoio da Firjan e do Sesi, Petrobras e ABNT realizam mais um evento do Ciclo de Seminários sobre Normalização em Responsabilidade Social.

Da Redação
18/10/2006 03:00
Visualizações: 181

A Petrobras e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com o apoio da Firjan e do Sesi, promoveram hoje, no Rio de Janeiro, mais um evento do Ciclo de Seminários sobre Normalização em Responsabilidade Social. O seminário teve como tema central a elaboração da ISO 26000 - futura diretriz normativa internacional de Responsabilidade Social a ser lançada em 2008. Participaram da abertura do evento o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o presidente da ABNT, Pedro Buzzato Costa, o diretor de Exploração & Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, representando o presidente José Sérgio Gabrielli e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, entre outras autoridades.
 
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, reforçou a necessidade do estabelecimento de parcerias: Os empresários são parceiros estratégicos na construção, consolidação e na implementação de um projeto nacional." O ministro citou o exemplo do Programa Petrobras Fome Zero, implementado em 2003 e que prevê a aplicação de R$300 milhões até o final de 2006 em ações de fortalecimento de políticas públicas contra a fome. "Espero que a ISO 26000 contribua para institucionalizar a Responsabilidade Social como prática permanente e contínua das empresas e de outras instituições."
 
Segundo Guilherme Estrella, presidente em exercício da Petrobras, "a ISO 26000 possibilitará que empresas e instituições realizem uma "autodeclaração" e definam sua verificação, seguindo uma diretriz internacional construída dentro de um processo participativo, com forte atuação de representantes da sociedade civil, de empresas e de governos. Este é um grande avanço na história da normalização internacional. Participando da elaboração da ISO 26000, acreditamos estar construindo um padrão internacional que certamente beneficiará a sociedade. O objetivo da Petrobras e da ABNT é difundir esta iniciativa."
 
Pedro Buzzato Costa, presidente da ABNT, disse que a instituição está participando ativamente desse processo: "Esperamos que esse seminário forneça todas as ferramentas necessárias para a implementação da Norma."

"A sociedade tem que entender que somos todos responsáveis. É impossível o Estado acolher a todas as demandas sociais", lembrou Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
 
O primeiro evento do Ciclo aconteceu em Brasília, no dia 19 de setembro. Após o encontro no Rio de Janeiro, os seminários serão realizados em outras três capitais do país: São Paulo, em 22 de novembro; Recife, em 7 de dezembro, e Porto Alegre, em 11 de janeiro.
 
Junto com a Suécia, o Brasil, representado pela ABNT, lidera o grupo de trabalho de elaboração da ISO 26000. Este grupo é composto por cerca de 320 especialistas de 54 países, distribuídos pelos seguintes segmentos: indústria, consumidores, governo, trabalhadores e sociedade civil (ONG`s). Suécia e Brasil foram escolhidos para conduzir o processo por possuírem governos e empresas com boas práticas de cidadania e responsabilidade social e segundo o critério de que a liderança fosse composta por um país desenvolvido e outro em desenvolvimento.
 
O Ciclo de Seminários sobre Normalização em Responsabilidade Social tem como proposta divulgar os trabalhos desenvolvidos sobre o tema e incentivar a participação da sociedade. O objetivo da ISO 26000 não é oferecer indicadores de responsabilidade social - já amplamente difundidos - e, sim, normatizar a sua aplicação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13