Pesquisa e Tecnologia

Petrobras e a UFBA inauguram Laboratório de Estudos do Petróleo

Este será o primeiro na Região Nordeste capacitado para atuar na avaliação e remediação de áreas de manguezais impactadas por atividades antrópicas. O laboratório integra a Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (Ecoai), e recebeu investime

Agência Petrobras
16/12/2011 11:27
Visualizações: 292
A Petrobras e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inauguram hoje (16) o Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), o primeiro na Região Nordeste capacitado para atuar na avaliação e remediação de áreas de manguezais impactadas por atividades antrópicas. O laboratório integra a Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (Ecoai), e recebeu investimentos de R$ 3 milhões para a ampliação de sua infraestrutura.

Com as técnicas analíticas implantadas no Lepetro, é possível avaliar, de maneira integrada, a qualidade ambiental de áreas sob influência de atividades humanas, sendo uma infraestrutura científica muito importante para suportar as instalações da Petrobras na Baía de Todos os Santos. Além da caracterização de áreas afetadas, a expectativa é que estudos comparativos com áreas não afetadas permitam avaliar e definir formas e metas de recuperação para sedimentos e água.

O diferencial do Lepetro é desenvolver e aplicar protocolos de caracterização geoquímica, associando aspectos de petróleo e de meio ambiente. As pesquisas conduzidas pelo grupo também envolvem inovação tecnológica para a recuperação de ecossistemas costeiros.

Desde 2000, a Petrobras investe em medidas de tratamento e recuperação de manguezais encontrados no Brasil, do estado do Amapá até Santa Catarina.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19