Bolívia

Petrobras é a maior empresa do país

Jornal do Brasil
30/06/2005 03:00
Visualizações: 85

A Petrobras é hoje a maior empresa da Bolívia, onde emprega atualmente 730 empregados e é responsável pela geração de 11 mil vagas diretas e indiretas em território boliviano. Além da produção de gás, a estatal brasileira possui as duas maiores refinarias do país, que processam 40 mil barris diários de petróleo e líquido de gás natural e fornecem toda a gasolina consumida no país. A empresa também explora o segmento de distribuição de combustíveis.
Os investimentos da Petrobras na Bolívia desde 1996, quando iniciou suas operações no país, somam, em conjunto a participação de seus sócios, mais de US$ 1,5 bilhão. A parte investida só pela estatal corresponde a cerca de US$ 1 bi.
A produção de gás natural (iniciada em 2002) dos campos de San Alberto e San Antonio, descobertos e operados pela Petrobras em Yacuíba, no sul da Bolívia, é escoada para o Brasil através do Gasoduto Bolívia-Brasil. Em 2004, correspondeu a volume médio de 17 milhões de metros cúbicos por dia do produto, dos quais cerca de 6 milhões de metros cúbicos por dia de propriedade da Petrobras. Atualmente, são exportados cerca de 20 milhões de metros cúbicos diários. Junto aos Campos de San Alberto e San Antonio, a empresa mantém unidades industriais de processamento da produção de gás natural. O gás é transportado no território boliviano com a participação da Petrobras na transportadora boliviana de gás Transierra S.A, operadora do gasoduto Yacuíba-Rio Grande, que interliga a região produtora a uma unidade da Petrobras de compressão do gás, localizada próxima a Santa Cruz de La Sierra (ponto inicial do Gasbol).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13