Documento

Petrobras divulga seu Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade da Petrobras, lançado nesta sexta-feira (23/06), indica também queda de 39% nas emissões absolutas de gases do efeito estufa pela companhia

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
26/06/2023 10:26
Petrobras divulga seu Relatório de Sustentabilidade Imagem: Divulgação Visualizações: 1224 (0) (0) (0) (0)

Os projetos ambientais apoiados pela Petrobras contribuíram para a recuperação ou conservação direta de cerca de 254 mil hectares de florestas localizadas nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Para se ter ideia, essa área restaurada equivale a mais de duas vezes o município do Rio de Janeiro – ou, ainda, a cerca de 254 mil campos de futebol. Este é um dos resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2022, com informações sobre as principais atividades, iniciativas, práticas de gestão, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança (ASG) da companhia.  Em relação à descarbonização das operações, a redução absoluta de emissões de gases do efeito estufa em 39% é outro resultado destacado no documento. 
 
“Esse trabalho de conservação e restauração nos biomas brasileiros reflete nosso compromisso com a garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações e com a redução de emissões de gases de efeito estufa. Os projetos que apoiamos contribuíram para evitar as emissões de 2,3 milhões de toneladas/CO2 equivalente, considerando a remoção líquida e as emissões evitadas por ações que previnem o desmatamento”, disse o gerente executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel.

Redução de emissões e compromisso de descarbonização

Entre 2015 e 2022, a Petrobras conseguiu reduzir em 39% suas emissões absolutas operacionais de gases de efeito estufa (GEE), com aumento da eficiência em emissões em todos os segmentos onde atua. Esta redução, alinhada com a ambição de zerar emissões absolutas operacionais até 2050, reforça o compromisso da empresa em expandir sua atuação em negócios de baixo carbono.

A atuação da Petrobras em negócios de baixo carbono se expande por meio do desenvolvimento de novos negócios em CCUS (carbon capture, utilisation and storage), energia renovável, hidrogênio e biorrefino. Ao mesmo tempo, a empresa também investe em soluções baseadas na natureza para a mitigação das mudanças climáticas, em especial a preservação e a ampliação de florestas.

Maior seleção pública da história da Petrobras
 
Em paralelo, a Petrobras abriu em 2023 a maior seleção pública para projetos socioambientais de sua história, com previsão de investir R$ 432 milhões em projetos sociais e ambientais. A iniciativa recebeu um número recorde de inscritos: foram mais de 400 inscrições, em sua maioria das regiões Norte e Nordeste.

Ações para preservação da fauna
 
Além dos projetos focados em restauração e conservação de florestas, a Petrobras apoia uma série de iniciativas para preservação da fauna. Já são 236 espécies da fauna monitoradas, estudadas ou protegidas, das quais 58 ameaçadas de extinção, incluindo a onça-parda, anta, tatu-bola, muriqui-do-sul, além de espécies de baleias, corais, aves, copeixes e tartarugas. Também há ações para preservar a biodiversidade vegetal, alcançando 402 espécies de flora em ações de proteção, monitoramento e pesquisa, bem como plantio e coleta de sementes para reflorestamento.
 
Na pesquisa científica, a carteira ambiental já soma mais de 540 pesquisadores participando das atividades, com mais de 300 publicações em artigos, livros, cartilhas e eventos técnicos e científicos.

Conservação da biodiversidade no oceano
 
Outra linha de atuação é a preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, áreas onde a Petrobras concentra maior parte da nossa atuação. A empresa investe há mais de 40 anos em projetos voltados para conservação e recuperação de ecossistemas e espécies costeiras e marinhas, com resultados que se refletem na recuperação de espécies ameaçadas, como a baleia-jubarte, cuja população vem aumentando nos últimos anos, e os meros. 
 
Essa atuação também envolve ações de educação ambiental junto às comunidades que convivem com os ecossistemas marinhos, como pescadores, turistas, moradores de regiões costeiras, a pesquisa científica sobre espécies ameaçadas e a participação na elaboração e execução de políticas públicas para a conservação dos biomas marinhos, e também a sua atuação em rede, incentivando os projetos a potencializarem sua produção. Temos, por exemplo, a Rede Biomar, formada por projetos de conservação da biodiversidade marinha, e a Redágua, com foco em ações ambientais no entorno da Baía de Guanabara.

Atuação social

Além das ações voltadas para o meio ambiente, o Programa Petrobras Socioambiental também tem duas linhas de projetos sociais - Educação e Desenvolvimento Econômico Sustentável –que atendem comunidades na área de abrangência das atuações da empresa. Em 2022 esses projetos alcançaram a marca de 25 mil participantes formados através de iniciativas de educação para o mercado de trabalho ou ações de melhoria da qualidade do ensino, possibilitando aumento de renda para cerca de 1.100 participantes durante o período.

As iniciativas voltadas para crianças alcançaram mais de 7 mil participantes diretos - com um destaque especial para as ações atendendo à primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) por meio de atividades educacionais e iniciativas para mobilização e aperfeiçoamento da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente em todas as regiões do Brasil.

O Relatório de Sustentabilidade completo pode ser conferido neste link.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22