Etanol

Petrobras deve assinar contrato de álcool com PDVSA em 2 meses

Reuters
22/08/2006 03:00
Visualizações: 147

  A Petrobras prevê assinar em 60 dias o contrato de longo prazo para exportação de álcool com a estatal venezuelana de petróleo PDVSA, segundo o diretor de Abastecimento da companhia brasileira, Paulo Roberto Costa.

"Espero que no máximo daqui a 60 dias a gente tenha condição de fechar este contrato", afirmou Costa a repórteres nesta terça-feira, após entrevista à imprensa sobre investimentos na área de abastecimento da estatal até 2011.

Esse contrato poderia ter impacto já nas exportações da Petrobras em 2007, sinalizou o diretor, que preferiu não dar previsões para o volume a ser embarcado no ano.

Em 2006, a Petrobras deve exportar 250 milhões de litros do combustível, apenas para Venezuela e Nigéria, contra 40 milhões em 2005 (dois carregamentos para a Venezuela).

Mas Costa indicou que o volume nos próximos meses pode crescer, com maiores vendas no mercado spot, inclusive para os Estados Unidos, que nos primeiros meses do ano registrou forte demanda e foi o principal destino para o álcool brasileiro.

Costa voltou a dizer que a empresa pretende iniciar exportações de grande porte de álcool e que a área é prioritária para a companhia, citando a exploração do mercado japonês.

A Petrobras vem trabalhando nos últimos anos junto com representantes do Japão num esquema de fornecimento do produto. Se o país adotar uma mistura de 10 por cento de álcool na gasolina, abre-se um mercado para 6,5 bilhões de litros do derivado de cana por ano.

O Brasil exportou cerca de 2,5 bilhões de litros de álcool em 2005, de uma produção de cerca de 15 bilhões de litros.

A Petrobras pretende chegar em 2011 com embarques anuais de cerca de 3,5 bilhões de litros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19