E&P

Petrobras descobre campo de óleo leve no Espírito Santo

O campo de Caxaréu, situado na parte norte da Bacia de Campos, tem potencial de produção de 10 mil barris por dia e reservas `in place` de 570 milhões de barris de óleo de 30º API.

Redação
05/03/2007 00:00
Visualizações: 1754

A Petrobras descobriu reservatórios de óleo de 30º API no campo denominado de Caxaréu, situado na porção norte da Bacia de Campos. Segundo a empresa, os testes realizados indicam potencial de produção de 10 mil barris por dia e os estudos geológicos preliminares indicam volumes de óleo `in place` de 570 milhões de barris. No entanto, ainda deverão ser feitos estudos adicionais para avaliar as reservas recuperáveis do novo campo.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, comentou, nesta segunda-feira (05/03), que ainda é muito cedo para definir o volume recuperável, mas estima que possa ser extraído cerca de 30% do volume total, o que é considerado a média na indústria petrolífera.

A petroleira informa que o poço perfurado encontrou os reservatórios que estão situados abaixo de um espessa camada de sal em lâmina d`água de 1.011 metros e profundidade total de 4.862 metros. O campo de Caxaréu situa-se no antigo bloco BC-60, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km a sul da cidade de Vitória e 13 km a sudoeste do campo de óleo de Jubarte.

A descoberta foi constatada durante os trabalhos desenvolvidos no Plano de Avaliação de Descoberta do poço 1-ESS-121-ESS, em área operada pela Petrobras, que possui 100% da concessão. A declaração de comercialidade do campo foi entregue à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em dezembro de 2006.

O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, esclarece que o campo de Caxaréu é um novo horizonte em uma área de exploração já conhecida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.