Cessão Onerosa

Petrobras cumpre o PEO e comprova volume de 5 bilhões de barris

Último poço exploratório está localizado no entorno de Iara.

Agência Brasil
09/05/2014 11:22
Petrobras cumpre o PEO e comprova volume de 5 bilhões de barris Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1152

Quatro meses antes do deadline de declaração de comercialidade dos blocos da Cessão Onerosa, localizados no pré-sal da Bacia de Santos, a Petrobras conclui a perfuração do último poço exploratório nas áreas previstas no contrato. Segundo a empresa, os dados obtidos até o momento já permitem comprovar a existência da totalidade do volume contratado pela companhia com a União, que é de 5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

O poço 4-BRSA1226-RJS (4-RJS-728), o terceiro perfurado no bloco denominado Entorno de Iara, comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API). Conhecido como Entorno de Iara 3, o poço localiza-se em profundidade de água de 2.244 metros, a cerca de 241 km da costa do estado do Rio de Janeiro.

Com esta coprovação, a empresa cumpre as atividades de perfuração exploratória previstas no Plano Exploratório Obrigatório (PEO). Foram perfurados 16 poços exploratórios distribuídos nas seis áreas da Cessão Onerosa com índice de sucesso de 100%.


Contrato da Cessão Onerosa

No final do ano passado, a companhia já havia declarado a comercialidade de parte dos volumes contratados, referentes à área de Franco (atual campo de Búzios) com 3,058 bilhões de boe e à área de sul de Tupi (atual campo Sul de Lula) com 128 milhões de boe.

Os demais volumes que completam o total de 5 bilhões de boe são provenientes de áreas da Cessão Onerosa que terão a suas declarações de comercialidade encaminhadas à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) até o final de 2014.

Após as declarações de comercialidade, inicia-se o processo formal de revisão do contrato de Cessão Onerosa, que será realizado bloco a bloco, levando-se em consideração as premissas técnicas e econômicas de cada área. O processo de revisão dos blocos de Franco (campo de Búzios) e Sul de Tupi (Campo Sul de Lula) já está em andamento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23