Refino

Petrobras cria projeto de aceleração de refinaria

Embora originalmente o início de operação da refinaria de Pernambuco poderá ser antecipado de 2011 ou 2012 para 2010, a partir de um esforço de aceleração empreendido pela área de Abastecimento da Petrobras.


14/02/2007 02:00
Visualizações: 189

Embora originalmente o início de operação da refinaria de Pernambuco esteja previsto para 2011 ou 2012, o diretor de abastecimento da petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que há um esforço aceleração na companhia para que a refinaria comece a operar ainda em 2010. "Parodiando o governo que criou o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) estamos criando PAR (Plano de Aceleração da Refinaria)", comentou.

Segundo Costa, a projeto já está em fase de licenciamento ambiental e várias fases de andamento foram superadas, como a definição de participação societária da Petrobras e PDVSA (60% e 40%, respectivamente) e a incumbência da operação, que será 100% Petrobras. Já foram entregues os estudos de EIA-Rima, para a liberação do licenciamento ambiental ao órgão competente do estado de Pernambuco e a expectativa da Petrobras é de que a licença prévia seja entregue em aproximadamente quatro meses.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade da PDVSA desistir do projeto, uma vez que ainda não há uma assinatura formal de contrato de parceria, Costa afirmou que a Petrobras não trabalha com a possibilidade de desistência da PDVSA e que o projeto não sofre nenhum atraso por falta de um documento formal. "O projeto está andando, os técnicos da PDVSA estão acompanhando todos os passos", disse.

Embora não haja uma formalização de contrato, o executivo assegura a firmeza das intenções de ambas empresas e cita que este projeto está calcado em contrapartidas para para a Petrobras na Venezuela como explorações no Orinoco e em Mariscal Sucre e que além desse projeto as duas petroleiras têm outros projetos conjuntos baseados em 14 memorandos de entendimento assinados anteriormente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13