Objetivo é integrar os sistemas de gestão da companhia.
Agência PetrobrasA Diretoria Executiva da Petrobras aprovou na última quinta (29) o Programa de Otimização de Infraestrutura Logística (Infralog), em consonância com as orientações do Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 (PNG 2012-2016). O programa tem como objetivo planejar, acompanhar e gerir projetos e ações para atender às necessidades de infraestrutura logística do Sistema Petrobras até 2020. O Infralog garantirá uma gestão integrada dos projetos de logística na Petrobras, otimizando os custos de investimento da Empresa e contribuindo para a financiabilidade do PNG 2012-2016.
O escopo do Programa inclui atividades de logística em todo o Brasil, integradas com as áreas de exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural, refino, comercialização e distribuição de derivados, garantindo de forma mais eficiente a segurança do abastecimento do mercado nacional e a viabilização das operações no Polo Pré-Sal.
Em sua primeira fase, o Programa mapeou as demandas logísticas da Companhia e todos os projetos necessários para atendê-las. Este portfólio de projetos foi criteriosamente analisado, em busca de soluções logísticas mais simples, capturando sinergias entre as áreas da Companhia, reduzindo investimentos e custos operacionais, à luz das condições legais e regulatórias vigentes.
Como resultados deste trabalho, são esperadas reduções de até US$ 1,6 bilhão para a Companhia nos investimentos em logística a serem executados pela Petrobras no horizonte 2012-2016, atingindo US$ 5,4 bilhões de redução no horizonte 2012-2020.
O programa está estruturado em 4 grandes temas, descritos a seguir:
1) Bases de Apoio Offshore – Trata-se de projetos e ações ligados à demanda por infraestrutura portuária e aeroportuária para apoio às atividades marítimas com foco nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos.
2) Destinação de Líquidos de Gás Natural – A carteira de projetos relacionados a este tema busca oportunidades para a melhor movimentação e aproveitamento dos líquidos oriundos do processamento de gás natural do Pré-Sal.
3) Movimentação e Exportação de Petróleo – O crescimento da produção de petróleo da Companhia faz com que seja necessária maior capacidade em terminais para movimentação e exportação de petróleo. Os projetos objetivam a internação de petróleo para as refinarias da Petrobras assim como a exportação de petróleo em navios convencionais e de maior porte, otimizando-se o custo do transporte marítimo.
4) Suprimento e Distribuição de Derivados e Biocombustíveis – Os projetos distribuem-se por todas as regiões do país, associados ao crescimento projetado da demanda nacional por combustíveis. Tipicamente, são projetos de aumento de capacidade de tancagem, de ampliação de capacidade de dutos e de construção de bases de distribuição multicliente, e também ações que otimizam o escoamento da produção das refinarias com o uso da rede logística existente.
Para cada um dos temas acima, foram estabelecidos objetivos e metas que serão acompanhados de forma permanente. O Programa Infralog representa uma nova forma de gerir os projetos na área de logística na Petrobras. A análise de forma integrada das soluções logísticas possibilitará o aproveitamento de sinergias e redução de custos de todos os negócios do Sistema Petrobras, contribuindo para a disciplina de capital, além de abrir oportunidades para aumento dos investimentos em infraestrutura logística por parte de terceiros.
Fale Conosco
21