Bolívia

Petrobras continua otimista, mesmo sob ameaça de nacionalização das reservas bolivianas

"Esta é a primeira vez na história da Bolívia que um presidente foi eleito diretamente com mais de 50% do voto popular, maioria na Câmara e apoio negociado no Senado. O ambiente é muito favorável para buscar soluções", afirma o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer.


22/03/2006 00:00
Visualizações: 344

Mesmo após a declaração do presidente da Bolívia, Evo Morales, de que pretende nacionalizar todas as reservas de hidrocarbonetos do país a partir de julho, o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, reafirma o otimismo da Petrobras em relação à Bolívia.

"Esta é a primeira vez na história da Bolívia que um presidente foi eleito diretamente, com mais de 50% do voto popular, maioria na câmara dos deputados e apoio negociado no senado. O ambiente é muito favorável para buscar soluções", afirma o diretor.

Segundo Sauer, o ambiente entre Petrobras e YPFB e entre os ministérios de Minas e Energia de ambos os países é extremamente cordial e adequado para "negociar soluções de associação entre as duas empresas com comprometimento mútuo", disse.

O diretor admite, no entanto, que o ritmo das decisões ainda dependem do andamento da política local. "Eles estão no meio de um processo Constituinte e isso absorve a atenção dos cidadãos e das autoridades", justifica.

Sauer destacou, ainda, o memorando de entendimentos que deverá assinado entre Petrobras e autoridades bolivianas, com uma série de projetos a serem realizados no país andino. O memorando, segundo informou Sauer, só não foi assinado ainda por incompatibilidade de agenda.

O memorando prevê a criação de grupos de trabalho para que os dois países trabalhem em conjunto em áreas de treinamento de recursos humanos no setor petrolífero na Bolívia, desenvolvimento de biocombustíveis no país andino, desenvolvimento do mecado de gás na boliviano, construção do pólo industrial da fronteira (petroquímica e fertilizantes), refino e produção.

O executivo participou do primeiro encontro do Programa de Visibilidade do Cadastro Onip de Fornecedores, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip), nesta terça-feira (21/03).

Durante o evento, o executivo também falou aos jornalistas sobre a andamento das obras dos gasodutos de Coari-Manaus e do Suedeste-Nordeste (Gasene). Segundo as informações divulgadas a construção do Coari-Manaus depende da resolução da terceira licitação, já que as anteriores foram considerada vazia por preço excessivo. O diretor informou que o projeto Coari-Manaus já tem os US$ 250 milhões de dutos comprados e dispostos em locais estratégicos para a construção. As clareiras na floresta já foram abertas pelo Exército e a licença ambiental já foi obtida. "A Petrobras está fazendo todo o possível para levar o gás até Manaus, mas depende da licitação agora", justifica.

O Gasoduto Sudeste-Nordeste também depende das licitações do segundo e do terceiro trecho, entre Vitória (ES) e Cacimbas (ES) e entre Cacimbas e Catu (BA). O primeiro trecho, entre Cabiúnas (RJ) e Vitória (ES) está em construção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23