Refino

Petrobras cogita cooperar com exportações de Manguinhos

Companhia poderia disponibilizar infra-estrutura para as vendas externas da refinaria. Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, nega que preços praticados pela estatal estejam defasados e condiciona reajuste a uma possível permanência das cotações do barril do petróleo nos níveis atua


08/08/2005 00:00
Visualizações: 1116

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta segunda-feira (8/08) que a estatal está analisando várias alternativas possíveis de acordos de cooperação para recuperar as atividades da refinaria de Manguinhos. A unidade parou a produção na semana passada devido às perdas provocadas pela impossibilidade de repassar o aumento do barril do petróleo no mercado internacional aos preços dos seus produtos. A dificuldade se deve ao fato de a Petrobras, que detém 98% do mercado, manter seus preços.

Segundo o executivo, estão sendo considerados diversos fatores nas discussões entre a estatal, o Ministério de Minas e Energia e a empresa, tais como condições de fornecimento, especificações de produtos, possibilidade de recuperação da capacidade de produção e viabilidade das exportações. Gabrielli descartou, contudo, a possibilidade de aquisição da unidade e disse que uma das saídas cogitadas é colocar à disposição de Manguinhos a infra-estrutura da Petrobras para exportação de seus produtos. "Como a produção de Manguinhos é muito pequena, não tem escala para fazer exportação direta. Por isso estamos oferecendo o uso da infra-estrutura que nós temos para exportação. Tudo isso ainda está em fase de discussão", disse o presidente da Petrobras após a posse do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Odilon Marcuzzo.

Em relação aos preços do barril do petróleo no mercado internacional, o presidente da Petrobras disse que os preços praticados pela companhia não estão defasados e observou que o principal problema é a volatilidade das cotações. Gabrielli frisou que a estatal só discutirá reajuste dos combustíveis no mercado interno quando houver uma convergência de preços. "Se os preços se estabilizarem acima desse patamar (US$ 60), aí teremos reajuste. Agora, quem garante isso? Temos o fim do verão americano, tem um processo de aumento de produção acelerado de alguns produtores internacionais no segundo semestre, temos uma certa estabilização geopolítica no Oriente Médio que pode criar uma situação de redução de preços, além do aumento de juros nos Estados Unidos".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23