Perfuração exploratória atingiu 2.990 metros de profundidade d’água.
Agência PetrobrasA Petrobras bateu novo recorde nacional de perfuração exploratória ao atingir 2.990 metros de profundidade d’água. A marca foi alcançada na perfuração de um poço na bacia de Sergipe-Alagoas, na área de Moita Bonita, a 92 km de Aracaju, em fevereiro.
Apenas seis poços exploratórios superaram essa marca no mundo. Do total de 50 poços com maior profundidade, a Petrobras perfurou 15 (30%).
As descobertas em águas profundas na bacia de Sergipe-Alagoas, desde de 2010, revelaram uma nova fronteira exploratória extremamente promissora. O teste de formação, realizado em 2012, confirmou a presença de petróleo de 41º API (petróleo leve, de boa qualidade) e a boa produtividade do reservatório.
Oito poços na região superaram a marca de 2.700 metros de profundidade, todos perfurados em um período de três anos. Trata-se de um resultado expressivo, consideradas as condições adversas de perfuração no local, com intensas correntes marítimas, além da grande profundidade da água e da necessidade de utilização de equipamentos de perfuração mais robustos, como o BOP (Blow Out Preventor), equipamento de segurança cuja função é permitir o fechamento de poços.
Fale Conosco
21