Refino

Petrobras atinge recordes de produção e utilização das refinarias

Investimentos no parque de refino geraram marcas expressivas na produção de derivados em 2023

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
09/02/2024 07:43
Petrobras atinge recordes de produção e utilização das refinarias Imagem: Adriano Eduardo de Lima/Agência Petrobras Visualizações: 2404

A Petrobras registrou, em 2023, resultados expressivos de produção para três dos seus principais produtos, considerando as refinarias atualmente no seu parque de refino. Foram produzidos 23,3 milhões de m³ de gasolina, recorde desde 2014. Na produção de diesel, foram alcançados 41,4 milhões de m³, recorde desde 2015. Já para o GLP (gás de cozinha), os números chegaram a 7,1 milhões de m³, recorde desde 2007.

O resultado é fruto de outro resultado histórico alcançado no ano passado, o de utilização das refinarias (FUT). O FUT total, que leva em conta o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias (capacidade operacional), alcançou 92%, recorde desde 2014. Já o óleo processado oriundo do Pré-Sal atingiu 65%, um recorde histórico que superou o do ano passado, que havia chegado a 62%.

Para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a companhia tem investido na capacidade operacional das refinarias com objetivos muito claros: “O desenvolvimento de tecnologias, os investimentos em confiabilidade, segurança e rentabilidade das unidades de refino são ações estratégicas para a Petrobras. Estamos modernizando o parque de refino e investindo nesse setor que é fundamental para uma transição energética justa”.

Eficiência e confiabilidade das refinarias

Com respeito aos limites de projeto dos equipamentos, aos requisitos de segurança, meio ambiente e saúde, e à manutenção da qualidade dos derivados produzidos, a Petrobras bateu recordes de produção de derivados mesmo com as paradas programadas de manutenção realizadas durante 2023. Em janeiro passado, foi feita a maior parada da história da Refap (RS); em março, outra de grande porte foi realizada na RPBC (SP); na Reduc ((RJ), no meio do ano, foi feita a adequação de uma unidade para a produção de diesel S10; e, em dezembro, foi concluída com sucesso a parada da Regap (MG).

De acordo com o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a companhia está focada na eficiência, segurança e capacidade operacional dos ativos. A modernização dos equipamentos é condição para o desempenho global das refinarias”.

Maior produção de diesel e de produtos de baixo carbono

A Petrobras prevê, em seu Plano Estratégico 2024-28, um CAPEX para a área de Refino, Transporte e Comercialização no valor de US$ 17 bilhões, resultando no aumento de capacidade de processamento nas refinarias em 225 mil barris por dia (bpd) e na produção de diesel S-10 em mais de 290 mil bpd até 2029.

No segmento de biorrefino, será investido US$ 1,5 bilhão, que suportará o crescimento da capacidade de produção de Diesel R5 (5% de conteúdo renovável). No horizonte do Plano, também estão previstos recursos para instalação de plantas dedicadas de bioquerosene de aviação e diesel 100% renovável na RPBC e no GASLUB, que serão concluídas após 2028.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.