Gás Natural

Petrobras assina novos contratos com a Comgás

A Petrobras assinou, em São Paulo, novos contratos para fornecimento de gás natural para a Comgás, maior distribuidora de gás do país. Os contratos asseguram fornecimento de 6 milhões de metros cúbicos/dia para o mercado não-térmico, e entram em vigor dia 1º de janeiro de 2008.

Agência Petrobras
19/12/2007 02:00
Visualizações: 221
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e a diretora de Gás e Energia, Graça Foster, assinaram em São Paulo novos contratos para fornecimento de gás natural para a Comgás, maior distribuidora de gás do país. Os contratos asseguram o fornecimento de 6 milhões de metros cúbicos/dia para o mercado não-térmico, e começam a vigorar em 1º de janeiro de 2008.





Os novos contratos estabelecem o fornecimento de gás natural em três modalidades distintas: Firme Inflexível (3,5 milhões de m³/dia), Firme Flexível (1 milhão de m³/dia) e Interruptível (1,5 milhão de m³/dia). Com este contrato, a Petrobras dá continuidade à nova política comercial para o gás natural.





Os regimes diferenciados de fornecimento do insumo permitem um planejamento mais eficiente da expansão do mercado de gás natural e garantem ainda mais segurança ao abastecimento do estado de São Paulo.





Na modalidade Firme Inflexível, a distribuidora assegura pagamento do volume adquirido e a Petrobras garante a entrega do volume de gás natural estabelecido. No regime Interruptível, o fornecimento de gás pode ser interrompido apenas pelo fornecedor, de acordo com as condições previamente negociadas.





Neste caso, o preço do gás natural tem um desconto em relação àquele de contrato Firme Inflexível. Já na modalidade de contrato Firme Flexível, o fornecimento de gás natural pode ser interrompido, de acordo com as condições negociadas, e o supridor tem o compromisso de cobrir os custos adicionais dos consumidores decorrentes do uso de combustível substituto (óleo combustível).





Além dos volumes contratados hoje, a Petrobras fornece à Comgás mais 8,75 milhões de m³/dia de gás natural boliviano, cujos termos comerciais são mediados por outro contrato com vigência até 2019. Com esses dois contratos, o volume total de gás ofertado à distribuidora paulista para as diferentes modalidades é de 14,75 milhões de m³/dia.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13