Óleo de rochas

Petrobras assina acordo para estudos na área de xisto no Marrocos

A Petrobras e a Agência Nacional de Hidrocarbonetos e Minas do Marrocos (ONHYM) assinaram ontem, dia 14, Memorando de Entendimentos (MOU) visando à elaboração de estudos de viabilidade para o desenvolvimento comercial das jazidas de xisto (rochas betuminosas geradoras de óleo) no bloco Timahdit

Da redação
15/06/2007 03:00
Visualizações: 171 (0) (0) (0) (0)
Conduzidos pelas equipes das diretorias Internacional e de Abastecimento da Petrobras, em cooperação com os técnicos da ONHYM, os estudos de avaliação têm prazo máximo de 24 meses e englobarão aspectos ambientais, econômicos, técnicos, comerciais e legais.
 
O documento foi assinado pela Sra. Amina Benkhadra, diretora Geral da ONHYM, e pelo gerente de Novos Negócios da Petrobras Europe, Demarco Epifanio, representando o gerente executivo da Área Internacional-Desenvolvimento de Negócios, Luis Carlos Moreira da Silva. O Embaixador do Brasil no Marrocos, Sr. Carlos Alberto Simas Magalhães, também esteve presente ao evento.
 
O bloco Timahdit 2 está localizada a 240 quilômetros de Rabat, e tem aproximadamente 94 quilômetros quadrados de extensão, área 58 vezes maior do que a mina em produção pela Petrobras no Brasil, de 1,6 quilômetro quadrado, em São Mateus do Sul. 
 
Dependo dos resultados dos estudos, a mineração não deverá cobrir a totalidade do bloco Timahdit 2, mas a grande  dimensão foi um dos critérios para a sua escolha. Os outros foram os teores de óleo e a disponibilidade de dados técnicos e estudos de caracterização geológica. A ONHYM desenvolve diversos trabalhos e pesquisas, desde 1970, incluindo a construção de uma planta piloto de produção de óleo em Timahdit.
 
As equipes técnicas da Companhia vêm trabalhando, desde 2006, com representantes da Agência marroquina no desenvolvimento da parceria, para avaliar a implantação de uma unidade de produção no Marrocos, utilizando a tecnologia Petrosix® da Petrobras para a exploração do xisto.
 
O Marrocos tem recursos de rochas betuminosas estimados em 95 bilhões de toneladas (6ª. posição no ranking mundial), com reservas totais na ordem de 50 bilhões de barris de petróleo.
 
Tecnologia avançada e não poluente
 
A Petrobras é detentora da tecnologia mais avançada de extração de óleo de rochas betuminosas, o Processo Petrosix®. A Companhia iniciou essa tecnologia na década de 50. A Usina Protótipo foi construída na década de 70, e a unidade em escala Industrial está operando comercialmente desde 1991, produzindo óleo, gás combustível, gás liquefeito e outros subprodutos. Além de não gerar resíduos, a unidade de produção da Petrobras segue normas rigorosas de proteção do meio ambiente.
 
O cenário de escassez e altos preços do petróleo têm atraído atenção e investimentos para novas fontes de energia, entre elas as rochas betuminosas, cujo produto muito se assemelha aos petróleos de poço.  A Petrobras tem sido convidada por diferentes empresas e países para contribuir com a tecnologia Petrosix no desenvolvimento de unidades de produção de óleo.
 
Diversos países estão considerando a retomada ou expansão das suas unidades de produção de óleo extraído de rochas betuminosas, como Estados Unidos, Marrocos, Jordânia, Austrália, Estônia e China, entre outros.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.