Óleo de rochas

Petrobras assina acordo para estudos na área de xisto no Marrocos

A Petrobras e a Agência Nacional de Hidrocarbonetos e Minas do Marrocos (ONHYM) assinaram ontem, dia 14, Memorando de Entendimentos (MOU) visando à elaboração de estudos de viabilidade para o desenvolvimento comercial das jazidas de xisto (rochas betuminosas geradoras de óleo) no bloco Timahdit

Da redação
15/06/2007 00:00
Visualizações: 293
Conduzidos pelas equipes das diretorias Internacional e de Abastecimento da Petrobras, em cooperação com os técnicos da ONHYM, os estudos de avaliação têm prazo máximo de 24 meses e englobarão aspectos ambientais, econômicos, técnicos, comerciais e legais.
 
O documento foi assinado pela Sra. Amina Benkhadra, diretora Geral da ONHYM, e pelo gerente de Novos Negócios da Petrobras Europe, Demarco Epifanio, representando o gerente executivo da Área Internacional-Desenvolvimento de Negócios, Luis Carlos Moreira da Silva. O Embaixador do Brasil no Marrocos, Sr. Carlos Alberto Simas Magalhães, também esteve presente ao evento.
 
O bloco Timahdit 2 está localizada a 240 quilômetros de Rabat, e tem aproximadamente 94 quilômetros quadrados de extensão, área 58 vezes maior do que a mina em produção pela Petrobras no Brasil, de 1,6 quilômetro quadrado, em São Mateus do Sul. 
 
Dependo dos resultados dos estudos, a mineração não deverá cobrir a totalidade do bloco Timahdit 2, mas a grande  dimensão foi um dos critérios para a sua escolha. Os outros foram os teores de óleo e a disponibilidade de dados técnicos e estudos de caracterização geológica. A ONHYM desenvolve diversos trabalhos e pesquisas, desde 1970, incluindo a construção de uma planta piloto de produção de óleo em Timahdit.
 
As equipes técnicas da Companhia vêm trabalhando, desde 2006, com representantes da Agência marroquina no desenvolvimento da parceria, para avaliar a implantação de uma unidade de produção no Marrocos, utilizando a tecnologia Petrosix® da Petrobras para a exploração do xisto.
 
O Marrocos tem recursos de rochas betuminosas estimados em 95 bilhões de toneladas (6ª. posição no ranking mundial), com reservas totais na ordem de 50 bilhões de barris de petróleo.
 
Tecnologia avançada e não poluente
 
A Petrobras é detentora da tecnologia mais avançada de extração de óleo de rochas betuminosas, o Processo Petrosix®. A Companhia iniciou essa tecnologia na década de 50. A Usina Protótipo foi construída na década de 70, e a unidade em escala Industrial está operando comercialmente desde 1991, produzindo óleo, gás combustível, gás liquefeito e outros subprodutos. Além de não gerar resíduos, a unidade de produção da Petrobras segue normas rigorosas de proteção do meio ambiente.
 
O cenário de escassez e altos preços do petróleo têm atraído atenção e investimentos para novas fontes de energia, entre elas as rochas betuminosas, cujo produto muito se assemelha aos petróleos de poço.  A Petrobras tem sido convidada por diferentes empresas e países para contribuir com a tecnologia Petrosix no desenvolvimento de unidades de produção de óleo.
 
Diversos países estão considerando a retomada ou expansão das suas unidades de produção de óleo extraído de rochas betuminosas, como Estados Unidos, Marrocos, Jordânia, Austrália, Estônia e China, entre outros.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25