Óleo e Gás

Petrobras arremata 34 blocos em leilão do Golfo do México

A Petrobras arrematou, na última segunda-feira (20), 34 blocos no leilão (Lease Sale 204) promovido pelo órgão regulador norte-americano para atividades no mar, o Minerals Management Service (MMS). A companhia apresentou ofertas para 40 blocos, e obteve o terceiro maior número de propostas venc

Da redação
24/08/2007 03:00
Visualizações: 123
O leilão teve como foco a região oeste do Golfo do México, onde a companhia apresentou ofertas para 40 blocos, sendo a maior proponente em 34, pelo valor total de US$ 29,3 milhões. Com esse resultado, a Petrobras assegurou 100% de participação e a condição de operadora em 20 blocos. Nos demais 14 blocos, arrematados em parceria com a americana Devon Energy, que será a operadora, a participação da Petrobras é de 50%.

Todos os blocos estão localizados nas áreas-foco de atuação da companhia no Golfo do México: 13 em águas rasas, para a exploração de reservatórios profundos para gás natural; e 21, em águas profundas e ultraprofundas, nos quadrantes East Breaks, Alaminos Canyon and Keathley Canyon, visando aos reservatórios portadores de óleo. Tão logo esses blocos recebam a confirmação do MMS, serão incorporados à carteira de projetos exploratórios, totalizando 313 blocos, dos quais 177 operados pela Petrobras.

O sucesso no atual leilão atende às prioridades fixadas pela Petrobras em seu Plano Estratégico, que inclui o setor americano do Golfo do México entre as áreas prioritárias para investimentos fora do Brasil. Assim, a Companhia amplia a sua carteira nas atividades de exploração e produção nas águas profundas e ultraprofundas do Golfo do México americano, onde está associada a outras empresas petrolíferas, com participações em três das maiores descobertas já realizadas naquela região.

Dessas, a Petrobras é a operadora nos campos de Cascade e Chinook, com participações de 50% e 66,7%, respectivamente. Nesses campos, será utilizada pela primeira vez em águas ultraprofundas americanas, uma embarcação de produção, armazenagem, e transferência (Floating Production, Storage and Offloading - FPSO), cujo início da produção está previsto para 2009. O restante desses dois campos tem a participação da Devon Energy e da Total E&P USA, Inc.

No momento, a Petrobras está avaliando os dados geológicos e geofísicos, objetivando a sua participação, no próximo dia 3 de outubro, no leilão (Lease Sale 205), que ofertará os blocos localizados na região central e leste do Golfo do México.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19