Aquisição

Petrobras aprova compra de refinaria no Texas

A Petrobras pagará cerca de US$ 370 milhões a Astra Oil Trading pela aquisição de 50% da refinaria. O plano de negócios compreende a operação conjunta e gerenciamento comercial.

Redação
06/02/2006 02:00
Visualizações: 241

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira (03/02) o acordo de compra e venda com a Astra Oil Trading NV para a aquisição de 50% da refinaria Pasadena Refining System Inc., no Texas. A compra será realizada por cerca de US$ 370 milhões. O plano de negócios inicial compreende a operação conjunta e o gerenciamento comercial da refinaria.

Segundo informa a Petrobras, dos 100 mil barris de petróleo processado pela refinaria por ano, 70 mil barris serão de óleo pesado, inclusive do campo de Marlim, na Bacia de Campos, e outras cargas. Para isso, a refinaria terá que passar por um processo modificação e modernização. A modernização visa atender aos novos padrões ambientais fixados pela Environmental Protection Agency (EPA) para a gasolina.

"A atualização operacional da refinaria deverá ser concluída em quatro  anos e todos os derivados a serem produzidos respeitarão os mais elevados padrões de qualidade adotados nos Estados Unidos", destaca a Petrobras.

Segundo ressalta a companhia no comunicado, a aquisição atende os objetivos da empresa em consolidar-se como uma empresa integrada de energia, com forte presença internacional, expandindo as atividades de refino e comercialização, no país e no exterior, em sintonia com o crescimento dos mercados.

"A aquisição vai, também, agregar valor ao petróleo pesado produzido pela Companhia, com foco em um mix de produtos mais valorizados no mercado e  de melhor qualidade. Para isso a Petrobras vai aplicar sua capacitação tecnológica em converter, para processar cargas pesadas, unidades de refino originalmente construídas para refinar petróleo leve, a exemplo do que está ocorrendo nas suas refinarias do Brasil", se lê no comunicado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19