OTC 2013

Petrobras apresenta pioneirismo, recordes e segurança de Cascade e Chinook

A Petrobras detém 100% do campo de Cascade - cuja produção foi iniciada em fevereiro de 2012 -, e 66.67% do campo de Chinook - que teve produção iniciada em setembro de 2012 -, em parceria com a empresa Total, que detém os demais 33.33%. A atuaç&atil

Agência Petrobras
07/05/2013 11:56
Visualizações: 339 (0) (0) (0) (0)
Os recordes, o pioneirismo e os sistemas de segurança na exploração e produção de petróleo nos campos de Cascade e Chinook, na porção americana do Golfo do México, foram destaques na sessão técnica apresentada pela estatal na segunda-feira (6) durante a Offshore Technology Conference 2013 (OTC 2013), em Houston, nos Estados Unidos.

A primeira apresentação, "Desenvolvimento e Produção nos Campos de Cascade e Chinook, no Golfo do México: uma Visão Geral", feita por Cesar Palagi, gerente do projeto de Cascade e Chinook da Petrobras America, exibiu os recordes do projeto, que instalou o primeiro FPSO (navio-plataforma flutuante de produção, com capacidade de estocagem e escoamento) na porção norte-americana do Golfo do México. O FPSO BW Pioneer é a unidade de produção em maior profundidade de água do mundo (2.500 metros) e está interligada ao gasoduto mais profundo do mundo. Palagi destacou também o pioneirismo da utilização de navios aliviadores para transporte de petróleo nos EUA.

A segurança possibilitada pelo sistema de ancoragem do FPSO foi ressaltada na sessão. "No caso de um furacão, por exemplo, o navio-plataforma pode ser desconectado", disse Palagi. A embarcação conta com um sistema de ancoragem desconectável, que permite o seu deslocamento para áreas abrigadas durante a ocorrência de furacões e tempestades, trazendo segurança para a tripulação e o meio ambiente e preservando os equipamentos.

A palestra foi seguida pelas apresentações 'Cascade e Chinook - Desenvolvimento Subsea: Um Histórico Desafiador e Bem-Sucedido’; 'Perfurando e Completando Poços No Projeto de Cascade e Chinook – Histórico do Projeto e Execução’; ‘Primeiro Navio Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarregamento no Golfo do México Americano’; ‘Navios Aliviadores na Tranferência de Óleo nos Campos de Cascade e Chinook’ e 'Campos de Cascade e Chinook: Visão Integrada dos Reservatórios’, realizadas, respectivamente pelos representantes da Petrobras America Sergio Porciúncula, Flávio de Moraes, Jeremiah Daniel, Dalmo Barros e Mauro Becker.


Sobre Cascade e Chinook

Com reservatórios de idades geológicas entre 23 a 65 milhões de anos, Cascade e Chinook estão localizados na promissora fronteira exploratória marítima do Golfo do México, a uma profundidade de cerca de 8 mil metros. A Petrobras detém 100% do campo de Cascade - cuja produção foi iniciada em fevereiro de 2012 -, e 66.67% do campo de Chinook - que teve produção iniciada em setembro de 2012 -, em parceria com a empresa Total, que detém os demais 33.33%.

A atuação na região consolidou a presença da Petrobras como um dos maiores players nas águas ultraprofundas na porção norte-americana do Golfo do México.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
Energia Solar
Thopen capta R$ 293 milhões com XP e Kinea e acelera exp...
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.