Internacional

Petrobras amplia presença no mercado internacional com venda de bunker com conteúdo renovável

Contrato prevê fornecimento de VLS B24 até o fim de 2026 para empresa norueguesa. .

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
15/01/2026 13:29
Petrobras amplia presença no mercado internacional com venda de bunker com conteúdo renovável Imagem: Bow Leopard/Odfjell.Tankers Visualizações: 83

Petrobras firmou um acordo para fornecer bunker com conteúdo renovável (VLS B24) à empresa norueguesa Odfjell, um dos maiores armadores globais no transporte de produtos químicos e líquidos a granel. A operação estratégica reforça a posição da companhia no mercado internacional de combustíveis de baixo carbono e atende à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no segmento marítimo. 
 
O VLS B24 da Petrobras é um VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de biodiesel e 76% de óleo mineral produzido nas refinarias da empresa. O produto segue padrões internacionais de qualidade, apresentando a certificação International Sustainability and Carbon Certification – EU (ISCC EU), um sistema global que assegura a rastreabilidade, a conformidade com critérios de sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a cadeia de produção do biocombustível, sendo especificamente voltado para atender às exigências do mercado europeu.
 
Além disso, o combustível atende às exigências da FuelEU Maritime, regulamentação da União Europeia que impõe redução progressiva da intensidade de GEEs nos combustíveis usados por navios que atracam em portos europeus, incentivando o uso de soluções renováveis e de baixo carbono. 
 
“A comercialização do VLS B24 com uma empresa de forte atuação internacional demonstra o avanço consistente da Petrobras rumo a um mercado de baixo carbono, em sinergia com o nosso Plano de Negócios 2026-2030. A iniciativa não apenas gera valor para o negócio, mas também viabiliza soluções concretas em novas energias e descarbonização, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser. 
 
O abastecimento será realizado por barcaças dedicadas a partir do Terminal de Rio Grande (TERIG), onde também ocorrerá a mistura do produto. O contrato prevê a entrega de até 12 mil toneladas ao longo de 2026.
 
A Odfjell, empresa norueguesa com presença em rotas pelas Américas, Europa e Ásia, é referência no transporte marítimo de produtos químicos e granéis líquidos. Tem escritórios em locais estratégicos, incluindo São Paulo, apoiando suas atividades na América do Sul. Com uma frota de mais de 70 navios, a Odfjell transporta cerca de 600 tipos de líquidos — que vão de produtos químicos e ácidos a óleos comestíveis e derivados claros de petróleo — atendendo desde grandes companhias petrolíferas até empresas menores de logística.
 
O relacionamento entre a Petrobras e a Odfjell, marcado por uma trajetória de colaboração, ganhou novo impulso com a iniciativa conjunta dos governos brasileiro e norueguês para promover soluções sustentáveis no setor de energia. Esse movimento resultou na criação de um corredor verde entre os dois países, formalizado por um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em fevereiro de 2025, que incentiva a circulação de navios movidos por combustíveis de baixo carbono.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.