Entrevista

Petrec apresenta serviços integrados de geologia e geofísica na OTC Brasil 2015

A proposta é diminuir o custo geral das empresas operadoras de petróleo que querem explorar as oportunidades do mercado latino-americano

Redação/Assessoria Parque Tecnológico
28/10/2015 07:25
Petrec apresenta serviços integrados de geologia e geofísica na OTC Brasil 2015 Imagem: Assessoria Visualizações: 1844

 

1) A Petrec apresentará algum produto/serviço na OTC Brasil? Qual?

A PETREC estará apresentando ao mercado brasileiro sua proposta de terceirização de serviços integrados de geologia e geofísica recentemente apresentada na maior conferência mundial da SEG (Society of Exploration Geophysicist) em Nova Orleans nos Estados Unidos. Esta proposta visa diminuir o custo geral das empresas operadoras de petróleo que querem explorar as oportunidades do mercado latino-americano. Através de uma equipe de geofísicos e geólogos com vários anos de experiência, disponibilizamos aos nossos clientes os serviços de processamento e interpretação conjunta de dados geofísicos com uma excelente infraestrutura computacional com o uso dos principais softwares comerciais, além de soluções próprias.

 

2) Pode explicar o que é a petrofísica computacional e “litoteca digital”?

A Petrofísica Computacional se baseia na digitalização de amostras de rocha através de ensaios não destrutivos de tomografia de raios x. A partir desta metodologia inovadora a PETREC desenvolveu um workflow completo para extrair importantes propriedades, tais como, a porosidade, permeabilidade, parâmetros elétricos e propriedades elásticas para a caracterização de reservatórios convencionais e não convencionais, bem como a análise mineralógica e construção de perfis de poços.

Recentemente apresentada para a ANP, a Litoteca Digital possui como objetivo a digitalização e organização dos testemunhos e amostras de rochas, facilitando o armazenamento e preservação das características iniciais dessas amostras. Associada à Petrofísica Computacional, a Litoteca Digital pode vir a fornecer a maximização da produção dos reservatórios através do aprimoramento dos modelos e cenários de produção, bem como uma melhor compreensão das heterogeneidades dos reservatórios em diferentes escalas do modelo digital de rocha.

 

3) O que é a inversão de parâmetros elásticos?

A inversão de parâmetros elásticos consiste em produzir imagens das regiões de interesse em subsuperfície, propícias a acumulação de hidrocarbonetos, mapeando estruturas geológicas e extraindo propriedades que caracterizem suas litologias. Estas propriedades elásticas são, basicamente, velocidades de propagação de ondas compressionais e cisalhantes (Vp e Vs) e densidades (rho). A obtenção de bons modelos de parâmetros do interior da Terra é fundamental tanto para melhorar a qualidade do processamento sísmico, assim como para a caracterização de reservatórios de óleo e gás. Neste sentido, a PETREC realiza serviços de inversão simultânea, de inversão AVO (Amplitude Versus Offset) e de tomografia de reflexão e refração. Além disso, está em processo de desenvolvimento um software para inversão do campo de ondas completo (Full Waveform Inversion - FWI) que atualmente é a técnica mais indicada para fornecer modelos de parâmetros da subsuperfície em alta resolução.

 

4) Qual o diferencial competitivo da empresa no desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias?

Nosso diferencial competitivo está na junção de uma equipe multidisciplinar composta por geólogos, geofísicos e engenheiros. Desta forma, conseguimos agregar tecnologias de ponta ao processamento e interpretação geofísica. Diversas soluções para o imageamento são geradas internamente a partir da contribuição de toda a equipe.

Outro fator importante é que disponibilizamos aos nossos clientes, não apenas parte, mas todo o workflow necessário para a análise de bacias que vai desde o projeto sísmico até a avaliação das reservas e análise de risco.

 

5) A PETREC fornece serviço para quem?

Nossos principais clientes são as empresas operadoras de petróleo. Mas também estamos desenvolvendo propostas de serviços para agências reguladoras e empresas de mineração.

 

6) A empresa recebe algum incentivo e/ou fomento de investimentos em PD&I para desenvolver novas tecnologias?

A PETREC recebeu ao longo dos últimos 3 anos um incentivo da FINEP para o desenvolvimento do nosso código para processamento de dados sísmicos adquiridos com sensores de fundo oceânico, os chamados NODES, ou Ocean Bottom Nodes. Este código está pronto e faz parte do nosso portfolio de serviços.

Atualmente, a PETREC está desenvolvendo dois projetos de P&D, juntamente com a COPPE/UFRJ, para a empresa SINOCHEM do BRASIL. Estes projetos têm o objetivo de caracterizar os reservatórios carbonáticos da Bacia de Santos e os não-convencionais da Bacia do Recôncavo.

 

7) Como se dá o processo de "formação do capital tecnológico" da empresa?

Somos uma empresa spin-off da UFRJ. Por vários anos temos participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Este link com esta e outras universidades nos permite ter uma equipe altamente qualificada com mestrado e doutorado em geociência. Nosso capital tecnológico está associado com a formação acadêmica dos nossos colaboradores.

 

8) Você gostaria de acrescentar ou falar algo mais sobre a empresa que ainda não tenha falado?

A PETREC através de uma visão que busca valorizar o conhecimento tecnológico firmou parcerias com algumas importantes instituições nacionais e internacionais, tais como a UFRJ, UFCG, INTEL e IKON Science. Estas parcerias nos garante estar atuando no limiar da tecnologia em geofísica e da computação de alto desempenho.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.