Desemprego

Pessimismo dos brasileiros aumenta em março

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 1,1% em março frente a fevereiro. Redução da confiança da população sinaliza um período de demanda ainda mais fraca para a indústria.

Agência CNI de Notícias/Redação
01/04/2016 17:53
Visualizações: 214

O pessimismo dos consumidores cresceu em março puxado pela preocupação com o emprego. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), que reduziu 1,1% frente a fevereiro, está 11% abaixo da média histórica. Só o indicador de desemprego teve queda de 6,1% na passagem de fevereiro para março. As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (1º).

A redução da confiança dos brasileiros sinaliza um período de demanda ainda mais fraca. Dos seis componentes do INEC, outros dois também apresentaram queda em março ante fevereiro. O indicador de situação financeira na comparação com os últimos três meses ficou 2,9% menor e o de expectativas para os próximos seis meses em relação à renda pessoal caiu 2,8% no período.

Houve melhora na percepção do brasileiro em relação ao endividamento frente aos últimos três meses, cujo indicador teve alta de 2,2% em março. Já o indicador de expectativas em relação à inflação, que cresceu 0,4%, e o expectativas de compras de bem de maior valor, com aumento de 0,7% no período, ficaram praticamente estáveis.

Feito em parceria com o Ibope, o INEC deste mês ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 17 e 20 de março.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20