Reconhecimento

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras

Camila Maroneze foi condecorada por patente de membranas de óxido de grafeno reduzido. Trata-se de inovação com grande potencial na área de tratamento de água.

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/05/2024 12:52
Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 121 (0) (0) (0) (0)

Integrante do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), centro de pesquisas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), e docente da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Maroneze (foto) recebeu destaque na entrega do 24º Prêmio Inventor Petrobras, no dia 29 de abril.

Com uma patente depositada em parceria com a petrolífera brasileira, a docente foi premiada pela pesquisa intitulada Processo de Obtenção de Membranas de Óxido de Grafeno Reduzido, Membranas Obtidas com esse Método e seus usos em Processo de Separação.

"A conquista do prêmio foi resultado de um trabalho árduo em equipe, com professores e alunos em diferentes níveis de graduação acadêmica, guiados por um objetivo bem-definido e com todo o apoio financeiro e administrativo necessário para que os desafios fossem superados", destacou a professora.

O processo descreve um método para obter membranas de óxido de grafeno reduzido (rGO), que são estruturas bem finas, com alta capacidade de filtragem e purificação de substâncias gasosas e líquidas, podendo ter aplicação no tratamento de águas e efluentes industriais.

Essa inovação permite o aumento da eficiência no processo de osmose reversa, que é a separação de substâncias por meio de uma membrana e, consequentemente, a redução nos altos custos operacionais.

"Neste momento, eu diria que o trabalho desenvolvido tem um bom potencial de se tornar uma inovação na área de tratamento de água. Ainda não está no mercado e sendo comercializado. Portanto, ainda precisaria de algumas etapas para se tornar de fato uma inovação", finaliza Maroneze.

O diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, celebrou a conquista. "O prêmio tem um grande significado, pois é resultado de uma demanda que gerou patente e, também, pelo reconhecimento da excelência do trabalho realizado por Camila Maroneze", apontou.

A pesquisa é fruto do projeto Desenvolvimento de Tecnologia Inovadora para Tratamento de Águas e Efluentes por Meio de Nanomateriais (2019-2023), idealizado e coordenado pela professora.

Prêmio Inventor Petrobras reconhece os pesquisadores e os colaboradores da petroleira que contribuíram para inovação na empresa por meio de depósito de patentes, além de seu potencial de impacto, para que a empresa se mantenha dentre as mais inovadoras do país no setor de óleo e gás.
 

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie - A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.