Avaliação

Pesquisa mostra avanço na gestão ambiental de portos

<P>As conclusões do estudo foram divulgadas pelo gerente de Meio Ambiente da ANTAQ, Marcos Maia Porto, em palestra, durante o 1º Workshop sobre Licenciamento Ambiental nos Portos Marítimos das Regiões Sul e Sudeste, que aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro, na sede da agência, em Brasília.<B...

ANTAQ
19/12/2007 22:00
Visualizações: 712

As conclusões do estudo foram divulgadas pelo gerente de Meio Ambiente da ANTAQ, Marcos Maia Porto, em palestra, durante o 1º Workshop sobre Licenciamento Ambiental nos Portos Marítimos das Regiões Sul e Sudeste, que aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro, na sede da agência, em Brasília.

O diagnóstico mostra os progressos ocorridos nas estruturas das organizações portuárias, nos instrumentos de gestão e nos programas de capacitação para o setor, a exemplo da criação de alguns núcleos ambientais e do acesso desses núcleos ao poder decisório dos portos, implantação das primeiras políticas ambientais institucionais, no caso da Codeba, e o início dos primeiros estudos ambientais amplos para licenciamento ambiental, no caso do Porto de Santos.

O levantamento aponta, ainda, os avanços que são necessários à implantação da gestão do meio ambiente nos portos, como a elaboração de uma agenda ambiental institucional e local, contratação e capacitação de profissionais especializados para os núcleos de gestão ambiental, adoção de planejamento ambiental e de uma base de dados ambientais eficiente para a gestão portuária, além da criação das condições para uma gestão econômica e financeira da gestão ambiental.

Junto com a apresentação, também está disponível no site da Agência (www.antaq.gov.br), no ícone Palestras e Eventos, uma série de gráficos que mostram o quantitativo atual e o nível de qualificação de pessoal existente nos núcleos ambientais, as condições de trabalho (estrutura e logística) e o cronograma de implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e do Plano de Emergência Individual (PEI) nos portos brasileiros, entre outros resultados.

Núcleos ambientais

Atualmente, dos 30 postos listados na avaliação, 23 (Porto Alegre, Itaqui, Vitória, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí, Imbituba, Suape, Rio de Janeiro, Itaguaí, São Francisco do Sul, Salvador, Angra dos Reis, Niterói, Santos, Recife, Santarém, Fortaleza, Vila do Conde, Belém, Antonina, Forno e Aratu) dispõem de núcleos ambientais instalados.

O levantamento aponta que 13 portos contam com técnicos especializados na área ambiental, mas só dois (Recife e Itaqui) dispõem de número suficiente de técnicos. Em seis portos a estrutura e a logística do núcleos ambientais são adequadas, enquanto que 17 portos não dispõem de condições de trabalho adequadas.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos já foi concluído em 21 portos. Em outros cinco foi aprovado, em três está em elaboração e em apenas um não foi iniciado. Oito portos dispõem de instalações próprias para coleta e triagem de resíduos sólidos e 20 portos provêem a destinação final adequada desses resíduos. O Plano de Emergência Individual (PEI) já foi implantado em quatro portos (Santos, Itaguaí, Itajaí e Recife) e está em implantação em dez portos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.