P&D

Pedra fundamental de Centro de Pesquisas será lançada nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, acontece o lançamento da pedra fundamental do Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia. O Centro será construído no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de uma parceria com a

Da Redação
09/12/2009 17:46
Visualizações: 21
Nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, acontece o lançamento da pedra fundamental do Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia. O Centro será construído no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de uma parceria com a Petrobras.

Em São Carlos, a Petrobras investirá cerca de R$ 100 milhões para a implantação de centros de pesquisa nos campi da UFSCar e da USP. Nesta primeira etapa, R$ 15,5 milhões serão investidos na construção do Centro da UFSCar. Serão 3,6 mil metros quadrados de área coberta, com laboratórios e unidades de apoio. O professor Ernesto Antonio Urquieta-González, coordenador do projeto e diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, explica que além dos recursos para a construção do Centro, outros investimentos da Petrobras serão feitos nas pesquisas que serão desenvolvidas no local.

Urquieta-González também explica que o objetivo do Centro é trabalhar na redução de emissões de combustíveis já refinados e no estudo para a produção de material a ser utilizado no processo de extração na camada pré-sal. "A expectativa é obter material com as propriedades necessárias para atender às novas exigências trazidas com a descoberta do pré-sal", afirma o coordenador do projeto, que destaca a preocupação das pesquisas em gerar produtos que atendam às exigências ambientais e de segurança.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental acontece a partir das 8h30, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do campus da UFSCar. A mesa de abertura terá a presença de autoridades de São Carlos, da UFSCar e de representantes da Petrobras. Às 9 horas, Carlos Tadeu Costa Fraga, Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento "Leopoldo Américo Miguez de Mello" (Cenpes-Petrobras), profere a palestra "O aumento da produção de petróleo no Brasil, o pré-sal e os desafios tecnológicos para universidades e centros de pesquisa". Após a palestra, os participantes se dirigirão ao local da construção do Centro, na área Norte do campus da UFSCar, próximo à Unidade Saúde-Escola (USE).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20