Estratégia

PDVSA pode se unir a empresa carioca

Gazeta Mercantil
09/08/2005 03:00
Visualizações: 230

Empresas da Venezuela e do Brasil preparam um acordo estratégico para que uma empresa brasileira produza dutos para o transporte de petróleo e que atualmente são importados dos Estados Unidos, informou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, neste domingo. Chávez disse que a PDVSA (Petróleos da Venezuela SA) e uma empresa do Brasil, cujo nome não revelou, elaboram um "convênio estratégico para produzir esses dutos, que no futuro podem ser vendidos para várias partes do mundo".
Chávez fez o anúncio após votar nas eleições municipais realizadas anteontem na Venezuela. O presidente revelou que a possibilidade do acordo surgiu no sábado, em conversa com um líder do Partido dos Trabalhadores, que estava acompanhado por outros dirigentes operários de Argentina e Uruguai, países que serão visitados por Chávez em breve.
"Disseram-me que existe uma empresa recuperada, perto do Rio de Janeiro, com 300 trabalhadores e que produz dutos de fibra para a indústria petrolífera. Atualmente (a empresa) utiliza cerca de 15% da sua capacidade. É uma possibilidade para a Venezuela importar esses canos do Brasil e não mais dos EUA.", declarou.
O possível acordo com a empresa brasileira seria o marco de uma "organização internacional de empresas recuperadas", que é planejado com participação venezuelana. Chávez explicou que são empresas "que foram abandonadas por seus donos durante a época neoliberal e retomadas por seus trabalhadores, que as mantém há 10 anos, em alguns casos". "Queremos ajudá-las, porque ninguém dá crédito a elas", disse. O presidente deu a entender que o acordo com a empresa brasileira poderia se estender a companhias semelhantes de Argentina e Uruguai. Chávez visitará esses três países esta semana.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19