Exportações

Pauta de exportações de commodities no Brasil é liderada pelo petróleo em janeiro

Reuters, 02/02/2018
02/02/2018 10:50
Visualizações: 1429

As exportações de petróleo pelo Brasil em janeiro lideraram a pauta de vendas de produtos básicos do país, avançando quase 20 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para cerca de 2,1 bilhões de dólares, de acordo com dados do governo divulgados nesta quinta-feira.

O avanço na receita ocorre em meio a preços mais elevados do produto, o que compensou uma ligeira redução no volume dos embarques na mesma comparação. As cotações do petróleo embarcado pelo Brasil subiram 20,4 por cento, para 381,6 dólares por tonelada.

O total exportado somou 5,497 milhões de toneladas em janeiro, ante 5,566 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado.

Na comparação com dezembro, os embarques avançaram 78,6 por cento em valores e cerca de 81,5 por cento em volumes.

As exportações estão crescentes no país em momento em que o consumo de combustíveis está fraco, enquanto o Brasil amplia sua produção, especialmente a partir das reservas do pré-sal.

A produção média de petróleo do Brasil em 2017 cresceu 4 por cento ante o ano anterior, para 2,622 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já a exportação de petróleo do Brasil no ano passado avançou 24,8 por cento, para 363,7 milhões de barris, segundo a ANP.

Institucional

Minério

O minério de ferro apareceu em segundo lugar entre as commodities que geraram maior receita de exportação para o Brasil em janeiro, com 1,53 bilhão de dólares.

Os embarques de celulose ficaram na terceira colocação, com 713,3 milhões de dólares, enquanto as exportações de soja em grão somaram 594,3 milhões de dólares no mesmo mês.

No início do ano, as exportações de soja --que tem sido o principal produto de exportação do Brasil-- são menores, uma vez que a colheita ainda não ganhou força nesta época.

Ainda assim, os embarques de soja superaram os de janeiro do ano passado, com operadores vendendo o produto da safra recorde da temporada anterior.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23