Discussão

Participação da Petrobras em leilão eólico provoca dúvidas

Jornal do Commercio
11/05/2009 06:49
Visualizações: 156 (0) (0) (0) (0)

Uma declaração atribuída à diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, de que a estatal participará do leilão eólico do final do ano para dar economicidade ao processo causou um ponto de interrogação no setor. A dúvida é se a presença da companhia poderá fazer com que os preços da energia baixem a ponto de desinteressar os outros competidores.

 


Os agentes do segmento eólico são cautelosos ao tratar do assunto. O diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Pedro Perrelli, diz que é prematuro afirmar se a entrada da Petrobras na disputa realmente baixará os valores leiloados. No entanto, ele aponta que a participação de uma empresa capitalizada e com grande peso como a Petrobras terá um efeito positivo a favor da credibilidade e do modelo adotado pelo Ministério de Minas e Energia.

 


Perrelli também acha que é cedo para presumir que o interesse da estatal possa afugentar investidores privados do leilão. “Estarão presentes, competindo pelos MW eólicos do leilão, outras empresas de grande porte de origem espanhola, portuguesa, francesa, norte-americana e grega”, ressalta o diretor da ABEEólica. Ele crê que haverá espaço para todos, pois uma das vantagens adicionais da geração a partir da energia eólica é a possibilidade de implementar parques de diversos tamanhos.

 


O presidente da Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan, argumenta que caso a Petrobras participe do leilão com valores irreais será uma contradição, porque afastaria investidores do mercado. No entanto, ele prevê que isso não irá ocorrer, já que a empresa também precisa dar retorno aos seus acionistas. Magadan, que também é presidente da comissão de energia e telecomunicações da Federasul, é contrário a qualquer mecanismo artificial que possa desestabilizar a disputa do leilão. Ele afirma que, como cidadão, é um defensor de tarifas acessíveis que não onerem demais o consumidor final. Contudo, o dirigente faz a ressalva de que o preço não pode inviabilizar os investimentos.

 


Magadan lembra que, apesar do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa) que viabilizou o parque de Osório, ainda não foi possível estabelecer no Brasil uma política concretizada para a geração eólica. “Se houvesse uma política clara, já poderíamos ter duplicado o parque eólico gaúcho.” Ele enfatiza que falta estabelecer um “horizonte” para a implantação de projetos eólicos no País. Isso permitiria às empresas traçarem seus planejamentos técnicos, além de criar uma cultura industrial para equipamentos de produção eólica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22