<P>O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Santos e região poderá se fortalecer com a criação do Parque Tecnológico e, consequentemente, o Porto de Santos, o Pólo Industrial de Cubatão e o setor de petróleo e gás natural. Tais segmentos poderão usufruir de ferramenta...
A Tribuna - SPO setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Santos e região poderá se fortalecer com a criação do Parque Tecnológico e, consequentemente, o Porto de Santos, o Pólo Industrial de Cubatão e o setor de petróleo e gás natural. Tais segmentos poderão usufruir de ferramentas inteligentes para agilizar os processos de produção e gestão, bem como elevar a competitividadede outros empresários locais.
O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, enviou ontem à Câmara o Projeto de Lei de Complementar (PLC) que institui a Fundação de Tecnologia e Conhecimento de Santos (FTC-Santos).
O objetivo é promover a inclusão social, por meio da pesquisa, do desenvolvimento, da transferência e da aplicação de ciência e tecnologia voltadas aos sete vetores de desenvolvimento identificados pela Fundação Seade em 2006: energia, turismo, meio ambiente, pesquisa e desenvolvimento, logística e portoindústria.
A expectativa do prefeito de Santos é que o PLC seja aprovado ainda este ano. Quero que a promulgação da legislação seja um dos meus primeiros atos de meu próximo mandato, devido à importância do assunto, revela Papa, com exclusividade para A Tribuna.
Assim que o projeto for sancionado pelo prefeito, a documentação será enviada para solicitar a pré-qualificação do Município, pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado, no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos(SPTec).
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a prefeitura já apresentou o plano de trabalho preliminar e o vicegovernador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, tem muito interesse em estimular a criação do Parque Tecnológico em Santos. O avalparaapré-qualificaçãopoderá sair entre sete e dez dias, senãohouver problemas.
A chegada da Petrobras na região e a maior utilização de novas ferramentas de inteligência nos terminais do Porto de Santos exigem novas ferramentas de inteligência. Nem preciso falar que o Pólo Industrial de Cubatão será um cliente em potencial, pois é um grande consumidor de tecnologia de ponta, diz João Paulo Tavares Papa.
PARCEIROS
Além da Administração Mu- nicipal, também farão parte do novo órgão Sebrae, Fiesp, Associação Comercial de Santos (ACS), Petrobras, Sistema Usiminas e a delegacia regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.
De acordo com o prefeito, o projeto criou um caminho alternativo ao contar com o apoiodeoutrasinstituiçõespara suprir os investimentos em pesquisas, como ocorreu no interior. Para esse modelo vingar, foi necessário criar a FTCSantos. Foram várias reuniões com as entidades e fechamos a parceria, inclusive o Estatuto Social está finalizado.
A intenção não é implantar uma sede física, mas incentivar as atividades de TIC no Valongo e na Vila Mathias por meio do projeto Alegra Centro Tecnologia, que prevê isenções fiscais às empresas. A medida será apresentada à Câmara Municipal no próximo ano.
O custo da nova iniciativa será baixo para o Poder Público, porque os diretores daFundação também serão pagos pela ACS e pelo Sebrae. O Arranjo Produtivo Local, a Incubadora de Empresas, Condomínio Empresarial, Centro de Pesquisa, Inovação de Transferência de Tecnologia José Bonifácio (TecJob), e cursos técnicos e de (re)qualificação profissional em tecnologia serão vinculados à FTC-Santos.
EXPECTATIVA
Um dos filhos da incubadora foi Daniel Barreiros Alexandrino, proprietário da KBR TEC (empresa especializada em elaboração de portais corporativos para internet). Ele explica que foi benéfica a união do setor de TIC por meio do APL.
O futuro daqueles que trabalham com TIC é promissor na região, já que temos profissionais muito qualificados. Não oferecemos um produto final, mas processos paraaperfeiçoar a gestão e produção. É um casamento perfeito.
Fale Conosco
22