Firjan

Parceria Firjan Senai e ABESPetro forma PcDs

Firjan SENAI e ABESPetro
01/10/2018 15:07
Visualizações: 1158 (0) (0) (0) (0)

Institucional

Em busca de soluções para aumentar o percentual de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de Petróleo e Gás (P&G), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) fechou, em 2016, uma parceria com a Firjan SENAI. O resultado é o Projeto para Formação Integrada das Pessoas com Deficiência, que já capacitou 285 moradores dos municípios de Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Carapebus e Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.

"Não adianta ficarmos esperando PcDs já capacitados para complementarem nosso quadro de funcionários por conta da Lei das Cotas. Precisamos cumprir nosso papel social e capacitar esses colaboradores", afirma Gilson Freitas Coelho, Secretário Executivo da ABESPetro.

De acordo com Carlos Magno, Gerente Geral de Negócios da Firjan, o projeto é um exemplo justamente por trabalhar a formação profissional em um ambiente de inserção e desenvolvimento humano. "A iniciativa não se preocupa apenas com a mão de obra, mas sim com o desenvolvimento humano, reforçando nosso papel na transformação da indústria".

O projeto ofereceu, a fim de garantir a frequência dos alunos, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00/mês. Os estudantes frequentaram cursos de qualificação em auxiliar de operações logísticas, almoxarife I e II e assistente administrativo. A carga horária total foi de 180 horas, sendo 160 destinadas a conteúdo específico profissional e 20 de orientação para o mercado de trabalho ou oficina social. Todo o processo foi acompanhado por técnicos de educação e pedagogos da Firjan SENAI.

Resultados

Ainda não há estatísticas referentes ao percentual de empregabilidade dos formados. Mas, entre os associados da ABESPetro, a prioridade é contratar esses ex-alunos. "Já conseguimos inserir alguns profissionais no mercado de P&G. Estamos otimistas com relação a novas contratações", afirma Vanessa Faissal, Diretora de Recursos Humanos da Fugro, localizada em Rio das Ostras.

Com a retomada dos investimentos no Norte Fluminense, Ricardo Marinho, gerente de Recursos Humanos da Transocean, planeja contratar ex-alunos do projeto: "Quando abrimos novas vagas, já sabemos onde procurar esses trabalhadores. Porém, vale destacar que o projeto não os capacitou apenas para trabalharem com a gente, mas sim para se inserirem no mercado de trabalho. Foi um ganho enorme para os participantes", pontua.

As perspectivas promissoras fizeram com que a ABESPetro e a Firjan SENAI planejassem uma nova etapa para o projeto. Dessa vez, serão ofertados os cursos de operador de computação, comprador, montador de painéis elétricos e reparador de computadores. O início está previsto para esse ano, com meta de formação de mais de 300 profissionais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Negócio
Vallourec finaliza a aquisição da Thermotite do Brasil
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 28%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
Campos Marginais
Medidas Fiscais com Impacto Desproporcional às Operadora...
04/06/25
Biometano
Gasmig abre chamada pública para aquisição de biometano ...
03/06/25
QAV
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de co...
03/06/25
IBP
Posicionamento do IBP sobre receitas extras com petróleo
03/06/25
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22