<P>O Porto de Paranaguá exportou 664 milhões de litros de álcool entre janeiro e 23 de setembro deste ano, volume maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram exportados 389 milhões de litros. O balanço é da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina -APPA. Co...
SafrasO Porto de Paranaguá exportou 664 milhões de litros de álcool entre janeiro e 23 de setembro deste ano, volume maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram exportados 389 milhões de litros. O balanço é da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina -APPA. Conforme o diretor-superintendente da Cattalini Terminais Marítimos, Cláudio Fernando Daudt, o Porto de Paranaguá possui mais de 1,3 bilhão de litros de capacidade de exportação de álcool disponíveis nas estruturas pública e privada.
Em 2006, foram embarcados 700 milhões de litros de álcool, mas em 2007, uma queda no mercado internacional fez com que as exportações de álcool alcançassem 550 milhões de litros.
Para 2008, a expectativa é retomar os embarques e fechar o ano com a exportação de 850 milhões a 900 milhões de litros de álcool, volume que representa quase 30% de todo o etanol exportado pelo Brasil.
O Paraná se especializou nos nichos de mercado para o seu produto e hoje exportamos até quatro tipos diferentes de álcool, relatou.
Ao comparar a produtividade na movimentação, o executivo comentou que Paranaguá é líder neste quesito. Enquanto o Porto de Santos atinge 474 mil litros por hora no embarque, o Porto de Paranaguá atinge mais do que o dobro: 1,1 milhão de litros por hora.
Além da estrutura privada, Paranaguá passou a ter o primeiro terminal público de álcool do Brasil. A estrutura foi construída com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), num valor de quase R$ 14 milhões, e está em operação desde julho deste ano.
Para a próxima semana, está programado o embarque de 10 mil metros cúbicos de álcool no píer público abastecido pelos dutos do terminal da Appa, informou a assessoria da Administração.
Fale Conosco
23