Educação

Para incentivar formação acadêmica a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa investe no ensino à distância

Videoaulas podem contribuir para o país alcançar a meta de elevar em 50% o número de matrículas no ensino superior. "Trata-se de um grande desafio que poderá ser superado com o uso efetivo de ensino à distância", diz o diretor da RNP.

Assessoria MCTI/Redação
26/07/2016 14:58
Para incentivar formação acadêmica a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa investe no ensino à distância Imagem: Divulgação Visualizações: 1266

A Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, desenvolveu uma ferramenta para educação à distância. A Videoaula@RNP é um serviço integrado para elaboração e disponibilização na internet de videoaulas, reunindo diversos tipos de mídia – vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio. A iniciativa pode contribuir para o Brasil alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de elevar em 50% o número de matrículas no ensino superior entre jovens de 18 e 24 anos.

Segundo a RNP, a educação à distância é uma alternativa viável, de menor custo e com qualidade igual ou superior se comparada aos cursos presenciais. "Trata-se de um grande desafio que poderá ser superado com o uso efetivo de ensino à distância", afirma o diretor-adjunto de Gestão de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Luiz Coelho.

O Brasil é apontado internacionalmente como um dos mercados mais promissores no mundo, com instituições de ensino como Fundação Lemann, Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) investindo em cursos e disciplinas oferecidos nessa modalidade. ‘‘A experiência de aprendizado pode ser avaliada na qualidade do instrutor, do material didático, na metodologia e na dedicação do aluno. O ensino à distância requer uma metodologia capaz de motivar o aluno e possibilita o amplo acesso aos conteúdos anteriormente restritos aos muros da instituição, muitas vezes em cidades e, até mesmo, países diferentes", acrescenta Coelho.

Parcerias

O Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Rio de Janeiro), que reúne universidades públicas do estado, foi pioneiro em levar videoaulas aos alunos do curso de Sistemas de Computação, em 2005. Até o momento, mais de 500 videoaulas foram elaboradas para o curso, que conta com 2 mil estudantes matriculados. "Nossos alunos estão muito bem classificados por meio das aulas de ensino à distância. O sistema forma professores, mestres e doutores. Portanto, a plataforma veio para ficar", diz o professor e coordenador do grupo de pesquisa da UFRJ, Edmundo de Souza e Silva.

Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou sua adesão ao serviço Videoaula@RNP via Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Nossa filosofia é usar vídeos como apoio e não como única interação entre professores e alunos. A ideia é utilizar a plataforma Moodle para disponibilizar o material de ensino: apostilas, questionários, links, apresentações de Power Point, e também as videoaulas, para que o professor possa reforçar o conteúdo e explicar dúvidas que o aluno venha a ter com o material digital ou impresso", afirma o professor do Departamento de Ciência da Computação e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, Eduardo Barrére.

Já o Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é usuário da plataforma Videoaula@RNP desde 2012 e produz conteúdo para o portal. Utiliza, ainda, o serviço de Conferência Web da RNP para comunicações síncronas, além de um canal de vídeos no YouTube. Na modalidade educação à distância, os cursos são oferecidos em 27 polos de ensino superior e 14 de ensino técnico, atendendo a 35 municípios do estado. "Além disso, a instituição regulamentou, por meio de resolução interna, a oferta de 20% dos cursos presenciais com utilização de tecnologias", explica o analista de Tecnologia da Informação do Ifes José Mário Costa Junior.

RNP

Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com pontos de presença em todos os estados do país, conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior e conta com mais de 4 milhões de usuários.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.