Logística

Para atender a Transpetro, Petrobras retoma contratações de navios

Primeira licitação de renovação e ampliação da frota será para aquisição de quatro navios da classe Handy, que deverão ser ecologicamente mais sustentáveis.

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
09/07/2024 07:24
Para atender a Transpetro, Petrobras retoma contratações de navios Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1966

A Petrobras retomou a contratação de embarcações próprias com o lançamento, nesta sexta-feira, 5 de julho, de licitação pública internacional pela Transpetro para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). As encomendas integram o TP 25 da Transpetro, programa de renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras, e podem gerar novas oportunidades para a indústria naval brasileira. Dezesseis navios de cabotagem que farão parte desse programa já estão previstos no Plano Estratégico 2024-2028. Com o objetivo de atender as demandas de transporte de produtos, as embarcações contemplam soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa.

Foto Marcelo Gonzalez

“Esse programa da Transpetro vai dar mais capacidade à nossa logística de petróleo e derivados. Vamos ficar menos expostos a oscilações de fretes e reduzir os custos com afretamentos de embarcações. É um marco do início de contratações que vão contribuir para fortalecimento da indústria naval e offshore nacional”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o lançamento do edital marca o fortalecimento da companhia em um setor que possui grande importância para o Sistema Petrobras e para todo o Brasil. “Com essas embarcações, iniciamos o Programa de Renovação e Ampliação da frota própria, incorporando unidades consideradas estratégicas na operação logística de cabotagem. Já temos previstas 16 embarcações, entre gaseiros e navios de médio porte e outras estão em estudo”, diz Bacci.

O edital está publicado no portal Petronect e tem o formato de licitação internacional aberta, que permite a participação de todos os estaleiros que atendam aos critérios técnicos e econômicos previstos no certame. As empresas interessadas têm o prazo de 90 dias para apresentar suas propostas. A previsão de divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato é dezembro deste ano.

De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.

Navios mais modernos e sustentáveis

O processo de licitação dos navios inclui especificações técnicas que garantem a incorporação de um pacote de equipamentos mais eficientes em termos de consumo, com a possibilidade de utilização de combustíveis alternativos. Como resultado, as embarcações serão mais sustentáveis e haverá uma redução da pegada de carbono, atendendo as determinações da Organização Marítima Mundial (IMO).

A Transpetro vem investindo há alguns anos para reduzir a pegada de carbono da sua frota. Em 2023, a companhia diminuiu em mais de 8% as emissões dos navios que opera.

A expansão da frota também visa ampliar a capacidade de atendimento à Petrobras, permitindo a redução da sua exposição ao afretamento desse tipo de unidade, que têm baixa liquidez no mercado.

O TP 25 da Transpetro

O Programa TP 25 da Transpetro prevê aquisição de navios para cabotagem na costa brasileira, contemplando gaseiros e embarcações de médio porte, além dos handy deste primeiro edital.

O Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras já prevê 16 desses navios. O TP 25 está baseado na demanda da Petrobras e prioriza a aquisição de navios que tem baixa liquidez no mercado.

O programa foi baseado em análises técnicas e de governança, aliadas à expertise técnica da empresa. O processo licitatório é robusto e conta com mecanismos que garantirão condições muito competitivas aos proponentes e, principalmente, o melhor preço.

Os trâmites de governança para a aprovação do próximo lote de navios previstos no programa já foram iniciados, com a publicação dos próximos editais estimada para ocorrer entre o final do segundo semestre deste ano e 2025.

Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.