Energia Nuclear

Para Aben, programa nuclear brasileiro é estratégico e não pode ser interrompido

O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto, disse hoje (30) que o país não deve promover mudanças no programa nuclear brasileiro em função da catástrofe que afetou o complexo de Fukushima, no Japão, no último dia 11.

Agência Brasil
31/03/2011 10:30
Visualizações: 853
O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto, disse ontem (30) que o país não deve promover mudanças no programa nuclear brasileiro em função da catástrofe que afetou o complexo de Fukushima, no Japão, no último dia 11.


“Hoje, não teria sentido discutir isso porque o emocional está muito acima do racional. Qualquer decisão que se tome hoje será influenciada pelo emocional, não pelo racional. Seria mais prudente que a análise fosse feita no futuro, após o domínio desse acidente e de suas consequências”, disse à Agência Brasil. Ele participou de audiência pública sobre a segurança das usinas em Angra dos Reis, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).


O presidente da Aben ressaltou a importância da energia nuclear para o desenvolvimento do Brasil. Disse que isso foi demonstrado no documento Planejamento Energético 2030 e na revisão até 2035. Afirmou que a opção de energia hidráulica é limitada e, "a partir de 2025, estará esgotada”. A partir daí, disse o que o país precisará de uma alternativa que gere energia em grande escala. “E as usinas nucleares estão disponíveis para contribuir no desenvolvimento do país. É uma alternativa estratégica e deve ser tratada como tal”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.