Produtos e Serviços

Panalpina Brasil é destaque global em Logistics Manufacturing Services

Redação/Assessoria
20/02/2017 11:45
Visualizações: 1266

Em janeiro, a Panalpina Brasil ganhou destaque internacional ao ser reconhecida pela matriz do Grupo Panalpina como modelo em operações de LMS (Logistics Manufacturing Services - que são os serviços logísticos aplicados à produção). A recompensa ocorreu através de sua unidade em Sorocaba (SP), que recebeu a mais alta certificação oferecida pela companhia, a LogEx (Logistics Excellence) Ouro.

“O Grupo Panalpina possui mais de 300 armazéns globais e a filial sorocabana foi a segunda do mundo a receber essa certificação. Além dela, apenas um armazém do México conquistou este prêmio”, festeja a gerente de logística operacional da Panalpina em Sorocaba, Sueme Medrado.

A gerente de processos logísticos da empresa, Patrícia Zerbini, explica que o LogEx é um programa interno do Grupo Panalpina de melhoria contínua e inovação, que conta com a participação e o reconhecimento de todos os colaboradores por suas ideias e iniciativas. “O programa também envolve clientes e fornecedores, considerando suas necessidades e capacidades, resultando em aumento da produtividade do início ao fim da cadeia logística”, ressalta.

Em Sorocaba, a unidade da Panalpina está dedicada às operações do tipo SKD (Semi Knocked Down), que envolvem armazenagem, montagem de “kits” e gabinetes, atualização de softwares e a distribuição para o cliente final, que são as empresas de telecomunicações. “Iniciamos os negócios com SKD em 2013 e desde então a evolução foi contínua. Todo esse processo é chamado de Lean Manufacturing System”, destaca Patrícia.

Qualificações -- A gerente de processos logísticos pontua ainda que, alinhado à estratégia da Panalpina, o programa conta com o investimento na qualificação de todos os colaboradores através de treinamentos fundamentados em Lean e na implementação de práticas para o funcionamento de uma operação de sucesso. “Exemplos disso são a criação de procedimentos (instruções de trabalho), a implementação da metodologia 5S e a utilização de ferramentas de eliminação de desperdícios (Value Stream Mapping - VSM), agregando assim o valor que o cliente espera”, acrescenta Patrícia.

“Fomos a primeira unidade do Grupo Panalpina a implementar este inovador conceito operacional. Quanto às atividades de LMS, além do Brasil, Panamá e Dubai também possuem esse tipo de operação”, complementa a gerente da unidade de Sorocaba.

Sueme reforça também que em toda premiação, o mérito é sempre das pessoas que a fazem acontecer. “O que realmente importa é o quanto estão envolvidas e motivadas com o dia a dia de trabalho”.

Patrícia concorda. “ Todos falam a mesma língua, conhecem as operações, as ferramentas e a estratégia da empresa”.

Excelência Logística -- Na trajetória em busca da excelência logística e de um reconhecimento específico em LMS, a unidade de Sorocaba pretende receber ainda neste ano a certificação Shingo. “O Shingo é uma certificação externa concedida às organizações que demonstram uma cultura em que os princípios de excelência operacional estão profundamente enraizados no pensamento e no comportamento de todos os profissionais da empresa, o que ajudará a ancorar as iniciativas atuais e preencherá possíveis lacunas nos processos de trabalho em direção aos resultados ideais e à excelência empresarial”, afirma Patrícia.

Todo este movimento representa e incorpora o slogan da Panalpina, Passion for Solutions (Paixão por Soluções). “Acreditamos sempre que promovendo a colaboração interna e a integração com o cliente serão alcançadas melhorias e altos padrões de qualidade, que criarão ao longo do tempo um negócio sustentável e rentável ano após ano”, conclui.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.