Produção

Países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) continuarão fortemente dependentes do petróleo na próxima década

Monitor do Oriente, 23/06/2021
23/06/2021 13:25
Visualizações: 1488 (0) (0) (0) (0)

Os seis países que formam o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) continuarão fortemente dependentes da produção de hidrocarbonetos pelos próximos dez anos, apesar dos esforços para diversificar suas economias, disse a Moody´s ontem.

"Se os preços do petróleo ficarem na média de US$ 55/barril [...] esperamos que a produção de hidrocarbonetos continue sendo o maior contribuinte individual para o PIB soberano do GCC, a principal fonte de receita do governo e, portanto, o principal impulsionador da força fiscal durante pelo menos a próxima década", informou o relatório.

"Embora esperemos que o ímpeto de diversificação se recupere, ele será amortecido pela disponibilidade reduzida de recursos para financiar projetos de diversificação em um ambiente de preços de petróleo mais baixos e pela competição intra-GCC", acrescentou.

O relatório observou que a imposição de extensos impostos sobre a renda contribuiria para reduzir a dependência do petróleo como principal fonte de receita.

Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes, Omã, Bahrein e Catar intensificaram seus esforços para diversificar suas fontes de renda desde o colapso dos preços do petróleo em 2015.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22